A classificação de Gramado e Canela, e toda a região da Serra, em bandeira preta devido a gravidade do Coronavírus por aqui, chegaram em um momento que pode ser considerado “ideal” para as cidades se considerado o contexto da pandemia.
Ainda resta a decisão final do Governo do RS, na próxima segunda-feira (dia 22), se as cidades vão seguir regras de bandeira preta ou poderão usar regras de bandeira vermelha a partir de terça-feira, dia 23. Enquanto isso, a partir deste sábado, dia 20, nenhum comércio pode abrir as portas entre 22 horas e 05 horas, em todo o território gaúcho.
Em 2020, as maiores restrições iniciaram na terceira semana de março inviabilizando completamente os eventos de Páscoa por aqui, o que trouxe um prejuízo absurdo para toda a cadeia econômica. A Páscoa normalmente era um dos períodos de maior faturamentos na região para chocolateiros, hotéis, restaurantes e comércio em geral.
Desta vez, ao contrário do ano passado, a chance de os eventos de Páscoa se salvarem é grande. O que pode ser considerado um alívio para o setor turístico.
Faltam exatos 43 dias para o domingo de Páscoa. Tempo suficiente para que a população e os moradores se mobilizem para o achatamento da curva de transmissão, diminuição de internações e mortes por Coronavírus. Hoje, Gramado e Canela tem mortes diárias por Coronavírus, os hospitais estão completamente lotados e o número de casos de moradores com o vírus ativo é o maior desde o início da pandemia.
As ações e restrições que são tomadas agora começarão a trazer efeitos a partir de 5 de março. É preciso potencializar isso para que no fim de março e início de abril o cenário seja ideal e tranquilo para a realização da Páscoa em Gramado e da Páscoa em Canela.
População e empresários precisam ter consciência que: se querem faturar na Páscoa, precisam colaborar com as restrições agora. Não existe outra fórmula!
Os empresários, profissionais do turismo e moradores que estão promovendo aglomerações, festas particulares e eventos que são foco da disseminação desenfreada do coronavírus precisam pensar mais na coletividade.
A Páscoa em Gramado está marcada para ocorrer de 12 de março a 11 de abril.