Com 100% das urnas apuradas em Canela e Gramado as duas cidades já tem a lista de vereadores eleitos neste domingo, 6 de outubro.
Canela tem uma renovação significativa na Câmara de Vereadores. São 11 os vereadores eleitos para o Legislativo canelense. Em um primeiro cenário, a oposição à chapa vencedora para o Executivo (Gilberto e Tolão) será maioria no Legislativo. Confira os eleitos:
- Graziela Hoffmann – PDT – 1.308 votos
- Lucas Dias – PSDB – 1.010 votos
- Felipe Caputo – PSDB – 686 votos
- Nene Abreu – MDB – 666 votos
- Jone Wulff – PSD – 616 votos
- Rodrigo Rodrigues – PDT – 593 votos
- Leandro Gralha da Saúde – MDB – 587 votos
- Cabo Antonio – MDB – 560 votos
- Joãozinho Silveira – MDB – 549 votos
- Roberto Danany – MDB – 537 votos
- Carmem Seibt – PSDB – 474 votos
Já em Gramado são nove vereadores eleitos. A situação, da chapa vencedora no Executivo (Nestor e Luia), terá ampla maioria no Legislativo. O resultado oficial demorou muito a sair e causou grande aflição entre os partidos e candidatos. O motivo era o cálculo do chamado Quociente Eleitoral – (Quociente eleitoral é um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras).
No Brasil, os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, que leva em consideração não apenas os votos diretamente recebidos pelos candidatos, mas também o conjunto de votos nos partidos e federações.
Já passava das 21h15 horas quando o resultado oficial e a definição dos nove eleitos em Gramado foi divulgada oficialmente pelo TSE. Confira os eleitos:
- Rafael Ronsoni- PP- 2.714 votos
- Jeferson Moschen – PP – 1.935 votos
- Carlos Foss– PP- 1.922 votos
- Lucas Roldo – PP – 1.353 votos
- Ike Koetz – PP – 1.241 votos
- Pedro Lazaretti – PP – 1.092 votos
- Roberto Cavallin – Republicanos- 634 votos
- Dra Maria de Fátima – Republicanos – 617 votos
- Neri da Farmácia – PP – 597 votos
Chama a atenção no resultado final que nenhum candidato da oposição foi eleito. Por isso, Nestor Tissot, reeleito prefeito, governará com apoio de 100% dos vereadores eleitos para o Legislativo.










