Elisa dos Santos Pereira D’Mutti, representante do SER Caxias e Vinhedos Papeis, foi eleita a Rainha da 35ª Festa Nacional da Uva na noite deste sábado, 23 de agosto. A nova corte, que irá divulgar o evento pelos próximos dois anos, é completada pelas princesas Júlia Dalegrave Scopel, do Recreio da Juventude, e Letícia Comin da Silva, representante da CDL Caxias, Sindigêneros Caxias e Sindilojas Caxias.

O evento de coroação reuniu cerca de 2.500 pessoas no Ginásio do Sesi e marcou o início oficial dos preparativos para a festa de 2026. Em seu discurso, o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, celebrou os 95 anos de história do evento. “Representar essa Festa é levar consigo a força de um povo, é ter a oportunidade de contar a nossa história com brilho nos olhos“, afirmou.
A noite foi marcada pela emoção da despedida da corte anterior, formada pela rainha Lizandra Mello Chinalli e pelas princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. Após o desfile das 12 embaixatrizes concorrentes, o cantor Vitor Kley realizou o show do intervalo.
Em seu primeiro discurso como soberanas, a nova rainha e as princesas agradeceram o apoio recebido durante os meses de pré-concurso. “Prometemos honrar esses títulos com muita dedicação, responsabilidade e paixão. Nós, juntamente com nossas nove lindas embaixatrizes, vamos construir uma Festa Nacional da Uva histórica”, declarou o trio.
A 35ª Festa Nacional da Uva ocorrerá de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026. Com o tema “Fruto de um sonho imigrante”, a edição comemorará os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e os 95 anos da própria festa, buscando reforçar a participação popular e o legado cultural da Serra Gaúcha.