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Entrevista Intelimagem: diminuição de procura por exames preocupa

Um dos temas em alta durante a pandemia do Coronavírus são os fatores de risco para COVID-19 e a importância dos exames preventivos. A constatação é que a população está deixando de realizar exames básicos e fundamentais de prevenção. As médicas radiologistas da Intelimagem, Fernanda Michelis e Ana Luisa Hancke, respondem algumas dúvidas sobre o tema para os leitores do Acontece Gramado. Confira:

intelimagem - Acontece Gramado
Médicas radiologistas da Intelimagem, Fernanda Michelis e Ana Luisa Hancke

Nestes últimos meses qual foi a taxa de diminuição de exames, em média, pela população?
Na Intelimagem contabilizamos uma taxa de diminuição de 49,63% em quantidade de exames no mês de abril e 39% até o dia 24 de maio 2020.

Como diminuir o medo das pessoas de frequentar ambientes hospitalares e clínicas médicas, por temor do Coronavírus?
Com a realização de protocolos de segurança do paciente e de colaboradores na empresa e contínuas ações de prevenção de doenças. Estas ações devem ser  efetivamente comunicadas à comunidade e à população pelas mídias, para minimizar o medo. Além, é claro, dos cuidados pessoais de cada pessoa:  lavar as mãos com frequência,  evitar de levar as mãos ao rosto, usar corretamente máscaras e manter o distanciamento de outras pessoas. Não podemos deixar o medo nos prejudicar no restante da saúde, afinal, as outras doenças continuam e podem matar igual à COVID-19.

Que protocolos a Intelimagem adotou para garantir a segurança dos clientes, com relação ao coronavírus, neste período?
A Intelimagem realizou treinamento com todos os colaboradores e distribuiu EPIs  para garantir a segurança de todos. Esses protocolos se resumem em ações como:
– Aumento do tempo de espaçamento entre um exame e outro;
– Intensificação da higienização de todas as salas e ambientes comuns, bem como maçanetas, portas e todas as superfícies táteis;
– Estabelecimento de critérios de triagem para identificação e atendimento em casos suspeitos;
– Atendimento primordial e ágil para idosos e grupos de riscos;
– Restrição de acompanhantes para evitar aglomerações (exceção em casos necessários),
– Disponibilização de lenços descartáveis nas salas de esperas, luvas e máscaras para pacientes e acompanhantes;
– Condições para higienização de mãos;  dispensadores de álcool em gel;
– Orientação aos pacientes para as medidas de segurança;
– Ambientes são mantidos ventilados.

Qual a recomendação para que o cliente tenha o entendimento de que um exame não pode ser postergado?
A recomendação mais importante nesse momento tão delicado é o bom senso. A COVID-19 é uma doença séria, com a qual devemos ter cuidado. Porém, as outras doenças continuam existindo e devem ser levadas tão a sério quanto a COVID-19.  Não deixaremos de ter câncer, infartos ou AVCs (“derrames”) por estarmos no meio de uma pandemia, e o fato de não diagnosticarmos ou tratarmos essas doenças precocemente pode determinar uma piora da saúde e da qualidade de vida das pessoas, tão ou mais importante que a COVID-19 determinaria. Então, é de suma importância termos todos os cuidados para evitarmos a COVID-19, prezando pela nossa saúde como um todo, sem descuidarmos de nenhum segmento dela. Bom senso é a palavra chave!

Normalmente as pessoas acabam passando muito tempo nas clínicas aguardando a realização de exames e até para buscar os resultados. Quais as medidas que a Intelimagem adotou para diminuir este tempo dentro da clínica?
Aumentamos o tempo entre um exame e outro. Em caso de atraso das agendas, comunicamos os pacientes e/ou remarcamos o exame. A entrega de resultado de ecografias nós já fazemos logo após a realização do exame, e os outros exames podem ser retirados pela internet. Assim, os pacientes não precisam se dirigir à clinica para retirar seus exames. Também temos contato direto com o médico solicitante do exame e, portanto, os resultados são repassados diretamente a ele, caso necessário.

Como a clínica adaptou seu atendimento virtual?
Estamos realizando um questionário aos pacientes no momento de seu agendamento via whatsapp, para triagem de qualquer caso suspeito, tentando minimizar o risco aos demais pacientes. Porém, o nosso atendimento precisa ser presencial, e por isso adotamos muitas medidas para minimizar o risco de pacientes terem contato com alguém que pode estar com COVID-19.

Existe um cuidado maior da Intelimagem para com os integrantes do grupo de risco para COVID-19 como diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas respiratórios?
Sim. Na entrevista que realizamos no agendamento, esses dados são coletados e assim atendemos de forma ágil e segura a esses pacientes.
A clínica Intelimagem oferece aos seus pacientes um protocolo seguro de atendimento e se disponibiliza a tirar todas as dúvidas que surgirem durante o agendamento do exame. Solicitamos a todos que nos informem caso tenha sintomas gripais para que possamos realizar um atendimento seguro a todos.

SERVIÇO
INTELIMAGEM
Unidade Recreio –  telefone fixo ou whats (54) 22959494 
Unidade canela: (54) 3282 0089
Unidade HASM (54) 3295 9494
Horário de atendimento: das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00hs.

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