O 53º Festival de Cinema de Gramado realiza na noite desta quarta-feira (20) uma homenagem póstuma a Romeu Dutra e Enoir Zorzanello, personalidades fundamentais para a criação e consolidação do evento. O tributo in memoriam reconhece o legado dos dois gramadenses, que faleceram este ano, para a cultura e o turismo da cidade.

A cerimônia acontecerá a partir das 20h no Palácio dos Festivais, antes da primeira sessão da mostra competitiva de longas-metragens documentais. A homenagem a Romeu Dutra será entregue pelo vice-prefeito Luia Barbacovi às suas sobrinhas, Talita Dutra Cavalin e Micheli Dutra. O tributo a Enoir Zorzanello será entregue por Jandira Tissot, primeira-dama do município, ao seu filho, Eduardo Zorzanello.
Romeu Dutra foi um dos criadores do Festival de Cinema e o primeiro secretário de Turismo de Gramado. Sua atuação foi decisiva para que o Kikito se tornasse o prêmio oficial e símbolo máximo do evento. Após sua gestão municipal, Dutra presidiu a Companhia Riograndense de Turismo (CRTUR) e foi diretor da Embratur.
Enoir Zorzanello teve uma trajetória marcante como empresário, vereador e vice-prefeito de Gramado. Entusiasta do festival, liderou sua organização por muitos anos e foi o idealizador do Gramado Cine Vídeo, evento que ampliou a relevância da cidade no cenário audiovisual. Atuou também em empreendimentos turísticos importantes, como o antigo Hotel Serrano e a agência Terra Turismo, além de fundar a TecnoHotel.