Três situações envolvendo o Governo Federal, Ministério do Turismo, Petrobras e o Natal Luz provocam grande indignação nos bastidores do maior evento de Natal do país, e nos gestores dos eventos públicos de Gramado.
Conforme apurou a coluna, havia uma conversa do Ministério do Turismo no sentido de a pasta apoiar os eventos públicos de Gramado, como forma de incentivar a retomada após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul e provocaram a paralisação do Turismo gaúcho, e gramadense, por cerca de seis meses.
Ocorre que, nenhum valor foi aportando para o Natal Luz, maior evento de Natal do país. “O MTur (Ministério do Turismo) não aportou nenhum e recurso no Natal Luz. Houve várias tratativas em função da recuperação do Estado e retomada dos eventos e turismo depois da calamidade no Estado. Infelizmente nenhum valor foi aportado“, informou ao Acontece Gramado a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Rosa também confirma que nenhum evento público de Gramado foi selecionado pela Lei Rouanet e pelo edital da Petrobras. “Não fomos selecionados com nenhum projeto da Rouanet Emergencial. E, o edital da Petrobras, também não contemplou nenhum evento de Gramado“, lamentou a gestora dos eventos públicos da cidade.
Neste ano, a Petrobras e o Ministério da Cultura lançaram edital para destinar cerca de R$ 250 milhões para projetos culturais via leis Rouanet e do Audiovisual.
O edital previa aportar recursos em espaços e instituições artístico-culturais e de memória, grupos e coletivos artísticos estáveis, produção e distribuição de longas-metragens, distribuição de longas-metragens em cinema, desenvolvimento do audiovisual e da cultura digital, circuitos de espetáculos artísticos, circuitos de exposições de arte, festivais e mostras e festas populares.
O fato de, nem o Festival de Cinema de Gramado, principal evento de apoio e incentivo ao Cinema Nacional, estar entre os contemplados gerou muita revolta em Gramado.

Além da falta de apoio, a gafe nas redes sociais
Para completar o pacote de frustrações com o Governo Federal, uma postagem nas redes sociais foi o estopim para deteriorar ainda mais a relação dos gestores gramadenses com o Ministério do Turismo.
Em um post de 27 de novembro no perfil oficial do Ministério do Turismo, a pasta divulga o Natal como impulso para a retomada econômica do Rio Grande do Sul. “Milhões de visitantes são esperados para apreciar as decorações natalinas pelo estado“, diz a postagem incluindo ainda fotos e datas dos eventos: Sonho de Natal de Canela, Magia do Natal de Nova Petrópolis e Natal da Esperança de Bento Gonçalves.
Para surpresa de todos, o Natal Luz (maior e mais importante evento de Natal do Brasil), não foi sequer citado o que gerou grande revolta nos bastidores. Veja a seguir o post publicado:


Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@snow-albatross-314574.hostingersite.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/
Estamos aqui em Gramado desde o dia 29 e queremos Parabenizar a organização do Natal Luz de Rua , sensacional!
Nunca espere alguma coisa de onde se sabe que não sai nada.
O governo federal conseguiu em tempo recorde quebrar as contas públicas e deixar as empresas federais num rombo que chega aos 8bilhoes.
Vindo desse governo, nada me surpreende. Rouanet só para os amigos do amor venceu. Não consigo achar no dicionário uma palavra que explique o quão ridículo é essa turma que infelizmente está no comando do Brasil. O negócio é rezar para se livrar o quanto antes desse atraso de vida que é o PT.
Evento muito caro para a grande maioria da população brasileira. Se vcs baixassem os valores mais pessoas iriam e logicamente vcs ganhariam mais dinheiro!
Sim, óbvio que não tem que ajudar, que se virem aí os ricaços dos hotéis, que pagam misérias para os empregados, e sem falar nos escândalos de corrupção dessas festas ridículas que só servem para encher os bolsos dos ricos de gramado, querem grana e mais grana, sanguessugas…
Isso é mais um absurdo deste governo!
Resolvam a corrupção no Natal Luz e paguem os artistas q até hoje não receberam o cachê do ano passado. Comprem Jimo Cupim e passem na cara.
Melhor para Gramado! Sofrem por não ter ajuda, mas tb não ficam devendo favor nenhum .
“Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Gramado (RS). Ele recebeu 19.160 votos, o equivalente a 74,83% do total da cidade.” Vocês que se virem, nazistas.
Festival de cinema sim é uma pena não ter sido selecionado, agora o natal luz, não vejo onde se enquadraria, já que o que seria mais próximo, festas populares, os valores cobrados em qualquer coisa na cidade estão anos luz de serem populares.
Acho que o governo está correto, ele ajudou a recuperar estado das enchente, agora esse nata não é tão importante quanto as família desabrigada
O governo não tem que colocar 1 centavo sequer no Natal Luz. Paga até pra respirar nesse negócio!
Esperar verba do Desgoverno Federal é acreditar em Papai Noel..
Nada de bom podemos esperar de um governo de costas para Deus. Força e Fé em Cristo gaúchos.
Bem feito! Em 2022/23 estavam abanando bandeiras a favor do golpe. Agora querendo apoio? Se virem!
Os recursos sao pra artistas que mostram a bunda… Papai Noel não é do perfil …
Sou apoiadora da Arte e da Cultura.
Penso que o Governo, seja Federal, estadual e Municipal, deve apoiar, toda forma de expressão artística.
Porém, estive em Gramao por várias vezes, mas dessa vez (último final de semana) os preços estavam além da realidade brasileira.
Apesar disso, as ruas estavam com bastante movimento.
Baixem os preços, assim teremos mais pessoas e arrecadações dos impostos serão maiores.
Passam a vida metendo pau nesse governinho pilantra, depois ainda quer ajuda do bandido. Nem precisa, usem melhor os poupudos recursos arrecadados na cidade, distribuído para o bolso de bem poucos. Muita choradeira pra quem tá acostumado com lucro de 100%. Se tivesse tão ruim assim não teríamos tantos empreendimentos entregues e muitos sendo construídos. Essa historinha fecha! Além disso, Gramado está cheio de Tio Patinhas, ricos miseráveis, vende o almoço pra comprar a janta.
E o meme do caixão na pandemia, debochando dos mortos pela COVID, que governo vai investir em uma vergonha dessas.
Investir dinheiro público em uma cidade para an elite brasileira? Parabéns ao governo!
Realmente o Natal luz de gramado é um belíssimo espetáculo, conheci quando tudo era gratuito, depois voltei mais 2 vezes já pagando e achei os preços altos não sendo acessíveis a todos. Infelizmente não se deve esperar nada desse desgoverno que nem no período crítico do Rio Grande do Sul fez algo relevante. Estão preocupados com os umbigos deles e de como tirar proveitos para si. Os organizadores devem repensar e criar algo mais popular para todos.
Engraçado, vcs enchem a boca pra dizer que não precisam do governo federal pra nada e agora estão reclamando, me poupe.
Aos que votaram neLLe, façam o “L”. O Rio Grande tem obrigação de rejeitar a PTraLLhagem pelo que não fizeram a nós durante o flagelo das chuvas!
Estive em novembro em Gramado/Canela e o Natal de Luz e outros eventos foram ESPETACULARES . Voltarei com certeza nos próximos anos.
Gramado cobra valores extremamente altos por qualquer coisa. Os próprios empresários dizem que querem público AA.
Estive em Gramado dia 15/11. Tudo continuava muito caro. Em Montevidéu, uma cidade cara, é mais barato.
Acho que não precisa de ajuda pra se recuperar.
Enquanto isso entrega muito dinheiro para os artistas da esquerda através da Lei Rouanet e não faz o dever do governo em apoiar um estado que sofreu e ainda sofre as consequências das chuvas !!!
Cobrem valores justos! Este governo foi eleito pra ajudar as pessoas mais pobres e, por consequência, os eventos populares.
Vocês cobram tudo muito caro. E evento seletivo, que pouco ou nada agrega à cultura nacional. Que se virem.
Certo o Governo Federal, que deve priorizar as áreas mais carentes do país ao invés de bancar o Natal de um bando de medalhões. O município de Gramado que se vire!
Uma vergonha! Uma cidade linda, com pessoas tão educadas com os turistas! A prefeitura não pode bancar o natal que acontece nas ruas para sua população e para o turista que já deixa o rim na cidade??? É necessário rever o turismo no país, por esse motivo que preferimos viajar para fora o país! O Brasil tem tudo de melhor para ser visitado, mas a exploração do turista nos afasta dessas belezas.
Já estive em Gramado para o Natal Luz, é lindo, mas longe de ser um evento para o povo. Tudo muito caro, os preços são para poucos. O governo não tem que ajudar, a administração do evento é que precisa saber gerir. É muito mimi.
Gr
Quero deixar meu relato, que eu estava passando a lua de mel em Gramado porém, o natal luz deste ano foi horrível, não sei quem é o responsável mas, achamos que deixou a desejar.
O Natal luz e Gramado de forma geral é destino da classe média alta que não precisa e não deve receber recursos federais .
Gramado merece um boicote. Tudo muito caro, sem a devida contra partida. O ditado que se ouve em Gramado diz tudo: “Em Gramado sorriu, pagou mil”.
Qual a surpresa vindo de um governo corrupto onde o principal prisioneiro está na direção da nave, bandidos que comemoram em presídios, corruptos soltos, “artistas” milionários que enriquecem cada vez mais por incentivo a uma cultura podre, tragedia na economia com dólar absurdamente elevado (vai piorar tá… vem ai um inflação enorme…). Dá para esperar algum incentivo para quem realmente promove o turismo e a cultura em nosso país???
Fizeram o L mas todos nos pagamos essa conta que ainda vai doer muito…
Peçam ajuda para o seu malvado favorito, Bozo! Aos militares, os podres de ricos que apoiam os golpistas. Vocês são elite, não é mesmo? Peçam ajuda aos pastores ricaços. São contra o governo atual, que sempre se preocupou com a população pobre, então, fiquem com quem vocês apoiam. Seria Natal Luz se distribuíssem alimentos para os pobres. Luxo é para elite.
Kkkkk a gadaiada que verbinha federal….Não são tão empreendedores??? Coitados
Era só o que faltava, usar o dinheiro dos impostos pra fazer festa
Sou a favor de investimento em cultura, porém cobrar preços exorbitantes é ganhar dos dois lados. Gramado faz isso. E não foi gafe nenhuma não cita-los na página de divulgação. Fez propaganda de cidades que realmente necessitam.
O terrorista jmb nada fez para o RS e SC mesmo tendo uma vitória beirando 80% de votos, agora pedem socorro para lilds.
O governo tem que apoiar projetos mais culturais e menos comerciais, correta a não aprovação do projeto, além que eles devem saber da reclamação dos artistas que não receberam, esses mesmos que querem o dinheiro do povo são os primeiros a pedir estado mínimo, estado mínimo para os pobres e máximo para os ricos.
Quanto mesmo o governo federal enviou ao Estado pra que tudo isso pudesse acontecer? Memória fraca dos gaúchos!
Infelizmente, por ganância conseguiram associar a imagem de Gramado à carestia de preços. Realidade que torna o Natal Luz inacessível para a população de baixa renda. Ou seja, possivelmente seja um evento considerado não popular pelos critérios do Ministério do Turismo.
Para a festinha da Janja e seus artistas de quinta categoria, sobram verbas. Mas tem quem fez o L
Gramado é território de elite. Não chega a ser uma região que necessite de ajuda e nem é destino de turista popular. E se os empresários estivessem preocupados em incentivar o turismo popular não cobrariam os preços absurdos por alimentação, estadia ou qualquer ingresso turístico. Temos muitos municípios com suas festas e eventos culturais destinados ao povo sendo beneficiados merecidamente. Relaxem. Não vai faltar turista rico para lotar os hotéis e restaurantes de Gramado.
Parabéns a grande visão do governo de priorizar estados e projetos para quem realmente precisa e tem pouca infra estrutura, lei Rouanet é para isso! Gramado foi afetado em consumo, não em estrutura.
Natal luz é lindo. Uma experiência única, deveria ser citado e também receber o incentivo prometido. Mas aqui para nós, eles não precisam de tanto dinheiro . Para assistir o espetáculo em novembro ( baixa temporada) pagamos 350,00 por pessoa para sentar em uma cadeira de plástico. Tudo lá muito lindo e muitooooo caro . Até os próprios moradores faziam piadas com os preços exorbitantes, teve um que falou que a gente paga lá para respirar o ar das hortênsias. Outro me disse , aqui é caro mesmo porque só vem quem pode e não é para qualquer um . Uma pena , porque realmente é diferente e mais pessoas poderiam ter acesso
Tudo bem. A Administração Pública Municipal tem sua cota de responsabilidade, mas os estabelecimentos privados e as pessoas que tiram proveito disso não devem participar com nada? Quem mais ganha são as empresas e/ou as pessoas que direta – ou indiretamente – ganham com esse turismo.
Sim. Não esqueçam que o “amor” (Lulinha e quadrilha) venceu!