Uma estabilização consistente nas últimas semanas permite que Gramado, Canela e Caxias do Sul permaneçam em bandeira laranja pela terceira semana seguida. Isso, graças a diminuição do número de mortes e de internações na região e nos hospitais de referência das cidades.
A região da Serra, que liderou o número de internações em leitos de UTI durante os meses de novembro e dezembro no Estado, hoje vive situação mais tranquila e é a que apresenta um dos melhores cenários entre todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, dia 29, a taxa de ocupação de leitos de UTI na região é de 69%. Em Gramado a ocupação está em 66%.
Com isso, as cidades da Serra Gaúcha, permanecem em bandeira laranja, podendo usar regras de bandeira amarela, no sistema de cogestão autorizado pelo Governo do RS.
Os indicadores que apresentaram alteração na situação do Coronavírus, na semana no RS, foram o número de pacientes confirmados com Covid-19 internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).
Existe uma preocupação do governo em especial com as próximas datas comemorativas – 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval –, que costumam reunir um grande número de pessoas por motivos religiosos ou festivos.
A leve melhora em indicadores monitorados pelo sistema de análise de dados se refletiu no aumento de regiões em bandeira laranja. De quatro regiões em laranja na rodada anterior, o Rio Grande do Sul passou para dez. As outras 11 ficaram em vermelho. E, mais uma vez, não há bandeiras amarelas ou pretas (risco altíssimo).