A viagem entre Porto Alegre e Gramado pode ter um custo de pedágio de R$ 51,54 (ida e volta) a partir de 2027. O valor consta na proposta do pacote de concessão de rodovias do Bloco 1, apresentado pelo governo do Rio Grande do Sul na última terça-feira (28).
O projeto prevê a concessão de 454 quilômetros de vias à iniciativa privada por 30 anos, impactando 27 municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra. A proposta inclui obras de melhoria, duplicação de oito trechos e a implantação de uma nova rodovia, a RS-010, que ligará Porto Alegre a Sapiranga.
A cobrança de tarifa será de R$ 0,21 por quilômetro rodado, implementada através do sistema “free flow”. Neste modelo, não existem praças de pedágio físicas; pórticos eletrônicos farão a cobrança automática nos dois sentidos da via.
Segundo o plano, o trajeto de Porto Alegre a Gramado, utilizando o novo eixo da RS-010 e, na sequência, a RS-239 e a RS-115, exigirá a passagem por sete pórticos de cobrança. O custo por sentido (trecho) somará R$ 25,77, resultando nos R$ 51,54 para o percurso completo de ida e retorno.

Para efeito de comparação, o mesmo Bloco 1 projeta que a viagem entre Porto Alegre e Balneário Pinhal, no Litoral Norte, pela RS-040, custará R$ 17,73 por sentido, com a instalação de três pórticos “free flow”.
O que prevê a concessão do Bloco 1
A proposta de concessão de rodovias do Bloco 1, apresentada pelo Governo do Rio Grande do Sul, planeja transferir a administração de um conjunto de estradas estaduais para a iniciativa privada. Entenda os pontos-chave do projeto:
O que é?
- É um pacote de concessão de 454 quilômetros de rodovias estaduais.
- O contrato previsto com a empresa vencedora terá duração de 30 anos.
- O projeto impactará diretamente 27 municípios, localizados na Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra.
Quais as principais obras previstas?
- Duplicação de oito trechos de estradas.
- Obras gerais de melhorias e manutenção nas vias concedidas.
- Construção de uma nova rodovia, a RS-010, que fará a ligação entre Porto Alegre e Sapiranga, no Vale do Sinos.
Como será o novo modelo de pedágio?
- Sistema “Free Flow”: A principal mudança é a eliminação das praças de pedágio físicas. A cobrança será feita por pórticos eletrônicos que leem as placas ou tags dos veículos.
- Tarifa base: O valor proposto é de R$ 0,21 (21 centavos) por quilômetro rodado.
- Cobrança nos dois sentidos: Diferente do modelo atual de praças, a cobrança será aplicada nos dois sentidos da viagem (ida e volta).
Quais os impactos nos custos? (Exemplos a partir de 2027)
- Porto Alegre a Gramado: A viagem (via RS-010, RS-239 e RS-115) passará por 7 pórticos de cobrança, custando R$ 25,77 por sentido (total de R$ 51,54 ida e volta).
- Porto Alegre a Balneário Pinhal: A viagem (via RS-040) passará por 3 pórticos, custando R$ 17,73 por sentido.













