Dia D de vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado, dia 17

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde de Gramado informa que neste sábado, dia 17, ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos.

As Salas de Vacinação da UBS Centro, ESF Vila Olímpica e UBS Caic estarão abertas das 08h às 17h. As campanhas seguirão até dia 30 deste mês e devem contemplar cerca de 7.091 crianças e adolescentes.

Crianças menores de 1 ano devem comparecer para verificação da carteirinha. Na falta de alguma dose para proteção contra poliomielite, receberão a vacinação inativada, ou seja, a vacina injetável, que causa imunidade individual. As demais vacinas também poderão ser colocadas em dia mediante avaliação do vacinador.

Crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) receberão a Gotinha, conhecida como vacina oral contra a poliomielite. Esta vacinação, neste grupo etário, causa imunidade de rebanho.

Dia D de vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado, dia 17

Crianças com 5 anos ou mais e adolescentes até 15 anos devem comparecer para verificação da carteirinha e atualização das vacinas, se necessário. É importante lembrar que este ano foi incluída uma nova vacina para crianças com 11 e 12 anos, a ACWY, que confere proteção contra meningites bacterianas, doença grave que pode gerar complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia e até mesmo levar ao óbito. Conforme a SMS, estima-se que em Gramado há 1000 crianças nesta faixa etária.

Orientações:
– Não esquecer de levar carteirinha de vacinação;
– Crianças e adolescentes deverão vir acompanhadas por 1 acompanhante apenas, visando minimizar aglomeração;
– Todos devem usar máscara, exceto crianças menores de 2 anos;
– Se possível, levar um frasquinho com álcool gel para higienização das mãos;
– Respeitar o espaçamento nas filas das salas de vacinação;
– Não deixar a vacinação para última hora. Programar sempre é a melhor opção;
– Não vacinar mediante sinais e sintomas de doenças agudas, como resfriado ou gripe. Aguardar melhora para atualizar as vacinas;
– Não comparecer na sala de vacinação se estiver em isolamento ou se algum contato domiciliar estiver com suspeita de Covid-19;
– Crianças ou adolescentes com Covid-19 deverão realizar vacinação após o isolamento, e diante ausência de sinais e sintomas.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade