O Aeroporto de Vila Oliva, novo aeroporto de Caxias do Sul (na divisa com Gramado), -desejo antigo dos municípios da Serra e da Região das Hortênsias-, deve sair do papel e começar a ser constuído a partir de 2025.
A notícia foi dada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Ele informou que o Governo Federal está destinando valor de R$ 170 milhões para o início da construção do aeroporto de Vila Oliva. A verba virá do convênio firmado entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Esse fundo reservou R$ 204 milhões desde 2019 para a construção do novo aeroporto em Caxias do Sul.

Segundo o ministro, a finalização do projeto e a abertura das licitações para obras de terraplanagem, construção da pista e obras de infraestrutura, acontecerão nos próximos meses.
A previsão é que as obras iniciais tenham começo ainda em 2025. Recursos para a segunda etapa de construção, como do termial de passageiros, serão destinados via PAC -Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.
Conforme projeções, o Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, deve movimentar cerca de 1 milhão de passageiros e 1,2 milhões de cargas somente no primeiro ano de funcionamento.
Além de receber voos comerciais de todo país, e passar a ser um dos maiores aeroportos do Sul do país, o Vila Oliva diminuirá pela metade o tempo de trajeto entre os passageiros que chegam ao Rio Grande do Sul com destino a Gramado e Canela.
O tempo de viagem do aeroporto até Canela e Gramado deverá ser de cerca de uma hora de carro em um trajeto de aproximadamente 40 km.