Natal Luz: Falta de apoio federal e gafe nas redes sociais provocam indignação em Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Três situações envolvendo o Governo Federal, Ministério do Turismo, Petrobras e o Natal Luz provocam grande indignação nos bastidores do maior evento de Natal do país, e nos gestores dos eventos públicos de Gramado.

Conforme apurou a coluna, havia uma conversa do Ministério do Turismo no sentido de a pasta apoiar os eventos públicos de Gramado, como forma de incentivar a retomada após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul e provocaram a paralisação do Turismo gaúcho, e gramadense, por cerca de seis meses.

Ocorre que, nenhum valor foi aportando para o Natal Luz, maior evento de Natal do país. “O MTur (Ministério do Turismo) não aportou nenhum e recurso no Natal Luz. Houve várias tratativas em função da recuperação do Estado e retomada dos eventos e turismo depois da calamidade no Estado. Infelizmente nenhum valor foi aportado“, informou ao Acontece Gramado a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Rosa também confirma que nenhum evento público de Gramado foi selecionado pela Lei Rouanet e pelo edital da Petrobras. “Não fomos selecionados com nenhum projeto da Rouanet Emergencial. E, o edital da Petrobras, também não contemplou nenhum evento de Gramado“, lamentou a gestora dos eventos públicos da cidade.

Neste ano, a Petrobras e o Ministério da Cultura lançaram edital para destinar cerca de R$ 250 milhões para projetos culturais via leis Rouanet e do Audiovisual.

O edital previa aportar recursos em espaços e instituições artístico-culturais e de memória, grupos e coletivos artísticos estáveis, produção e distribuição de longas-metragens, distribuição de longas-metragens em cinema, desenvolvimento do audiovisual e da cultura digital, circuitos de espetáculos artísticos, circuitos de exposições de arte, festivais e mostras e festas populares.

O fato de, nem o Festival de Cinema de Gramado, principal evento de apoio e incentivo ao Cinema Nacional, estar entre os contemplados gerou muita revolta em Gramado.

Natal Luz de Gramado, principal evento de Natal do país, não recebeu aporte do Governo Federal. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Além da falta de apoio, a gafe nas redes sociais

Para completar o pacote de frustrações com o Governo Federal, uma postagem nas redes sociais foi o estopim para deteriorar ainda mais a relação dos gestores gramadenses com o Ministério do Turismo.

Em um post de 27 de novembro no perfil oficial do Ministério do Turismo, a pasta divulga o Natal como impulso para a retomada econômica do Rio Grande do Sul. “Milhões de visitantes são esperados para apreciar as decorações natalinas pelo estado“, diz a postagem incluindo ainda fotos e datas dos eventos: Sonho de Natal de Canela, Magia do Natal de Nova Petrópolis e Natal da Esperança de Bento Gonçalves.

Para surpresa de todos, o Natal Luz (maior e mais importante evento de Natal do Brasil), não foi sequer citado o que gerou grande revolta nos bastidores. Veja a seguir o post publicado:

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Respostas de 18

  1. Nunca espere alguma coisa de onde se sabe que não sai nada.

    O governo federal conseguiu em tempo recorde quebrar as contas públicas e deixar as empresas federais num rombo que chega aos 8bilhoes.

  2. Vindo desse governo, nada me surpreende. Rouanet só para os amigos do amor venceu. Não consigo achar no dicionário uma palavra que explique o quão ridículo é essa turma que infelizmente está no comando do Brasil. O negócio é rezar para se livrar o quanto antes desse atraso de vida que é o PT.

  3. Evento muito caro para a grande maioria da população brasileira. Se vcs baixassem os valores mais pessoas iriam e logicamente vcs ganhariam mais dinheiro!

  4. Sim, óbvio que não tem que ajudar, que se virem aí os ricaços dos hotéis, que pagam misérias para os empregados, e sem falar nos escândalos de corrupção dessas festas ridículas que só servem para encher os bolsos dos ricos de gramado, querem grana e mais grana, sanguessugas…

  5. “Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Gramado (RS). Ele recebeu 19.160 votos, o equivalente a 74,83% do total da cidade.” Vocês que se virem, nazistas.

  6. Festival de cinema sim é uma pena não ter sido selecionado, agora o natal luz, não vejo onde se enquadraria, já que o que seria mais próximo, festas populares, os valores cobrados em qualquer coisa na cidade estão anos luz de serem populares.

  7. Acho que o governo está correto, ele ajudou a recuperar estado das enchente, agora esse nata não é tão importante quanto as família desabrigada

  8. Sou apoiadora da Arte e da Cultura.
    Penso que o Governo, seja Federal, estadual e Municipal, deve apoiar, toda forma de expressão artística.
    Porém, estive em Gramao por várias vezes, mas dessa vez (último final de semana) os preços estavam além da realidade brasileira.
    Apesar disso, as ruas estavam com bastante movimento.
    Baixem os preços, assim teremos mais pessoas e arrecadações dos impostos serão maiores.

  9. Passam a vida metendo pau nesse governinho pilantra, depois ainda quer ajuda do bandido. Nem precisa, usem melhor os poupudos recursos arrecadados na cidade, distribuído para o bolso de bem poucos. Muita choradeira pra quem tá acostumado com lucro de 100%. Se tivesse tão ruim assim não teríamos tantos empreendimentos entregues e muitos sendo construídos. Essa historinha fecha! Além disso, Gramado está cheio de Tio Patinhas, ricos miseráveis, vende o almoço pra comprar a janta.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade