Um dos mais tradicionais box de cross training da região comemora seis anos nesta semana. Fundado em 18 de março de 2019, por Julian Godoy e Karlo Tomazelli, o empreendimento esportivo é considerado um dos mais relevantes para a prática esportiva em Gramado e na Serra Gaúcha.

Tudo começou durante as férias de 2019 do coach e sócio Julian Godoy. “Eu já trabalhava na área. Durante as minhas férias peguei um papel e uma caneta e comecei a montar a ideia de criar um box training de garagem, algo bem pequeno. O Karlo Tomazelli, que na época treinava comigo, ficou sabendo da ideia e destacou que também tinha vontade de ter um espaço de treinamento. Fizemos uma reunião e criamos o Red Seals Box Training, algo muito maior que a garagem de treinamento que eu tinha no papel”, conta Godoy ao Acontece Gramado.

Sobre olhar para trás e ver o caminho trilhado até aqui, ele resume o sentimento: “É muito satisfatório ver a minha evolução e amadurecimento como profissional, saber que o trabalho realmente muda a vida das pessoas, fazer parte da evolução dos meus alunos, conhecer a individualidade de cada um, e o mais importante: gerar saúde. Além, claro, da alegria de ver o crescimento da Red Seals e saber que somos referência no nosso Estado. Sempre destaco que para chegar onde estamos, muitas pessoas fizeram e fazem parte dessa trajetória“.
No início do caminho: a pandemia de Coronavírus
O box foi fundado um ano antes da pandemia de Coronavírus e os desafios superados foram grandes. “Empreender já é algo desafiador, mas acredito que o maior de todos nestes seis anos foi a pandemia. Quando iríamos completar um ano tivemos que fechar por um longo período. Mas eu sempre falo: sobrevivemos a pandemia e nada vai nos parar“, comenta o empresário.
Como superar o receio de dar o primeiro passo e iniciar no esporte
Muitas pessoas tem a percepção errada de que o cross como modalidade esportiva apresenta riscos de lesão. Mas na prática, estes medos e gatilhos são diminuídos. Segundo Godoy, “o cross é um esporte para todo mundo, todas idades e condições físicas. Nós temos adaptações para todos movimentos. O medo, normalmente, vem com a falta de informação e conhecimento sobre a metodologia. Por isso, a primeira coisa é ir visitar o local e conversar com os profissionais explicando sua busca individual. Enfrentar o medo, focar na busca pela saúde e pensar nos benefícios que esse esporte vai trazer já é um grande começo“.

Atualmente o box gramadense tem cerca de 100 alunos mensais e aplica uma metodologia de treinamento divida em três fases.
Segundo Godoy, a periodização de treinos é essencial para trabalhar todas as capacidades e desenvolver as habilidades dos praticantes. A Fase 1 tem o foco na técnica e movimentos básicos e condicionamento metabólico. A Fase 2 promove o trabalho de consistência e a Fase 3 traz o foco na base de força trabalhando com maior volume de carga. “A importância da periodização serve para eficiência na evolução e progressão dos alunos, além de previnir lesões“, destaca o coach que ainda fala dos benefícios do esporte no dia a dia: “melhora das capacidades físicas, fortalecimento muscular, coordenação motora, redução do estresse e ansiedade. É um esporte que promove a socialização, e traz qualidade de vida e disposição pra sua rotina do aluno”, explica.

Agora, comemorando os seis anos, os empreendedores trabalham para promover cada vez mais a evolução da Red Seals com clínicas de movimentos, novos equipamentos, novas metodologias visando a saúde e bem estar, além de planos de levar o Red Seals para outras cidades.
O Red Seals está localizado na Rua Santa Rosa, número 30, no bairro Carniel em Gramado.
Mais informações e contatos pelo Instagram @redsealsboxtraining e WhatsApp (54) 993874912.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Canela
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/