1600 x 300 px (5)
1600 x 300 px (1)
Banner-1600x300
UNIFIQUE-MOVEL5G GRA CA-1600x300px
Acontece Banner 04
1600x300

Gramado lança Plano de Desenvolvimento Estratégico com foco na comunidade para 15 anos

A Prefeitura de Gramado apresentou um plano de desenvolvimento estratégico para os próximos 15 anos. O planejamento foi construído com a contribuição de moradores e visitantes, buscando alinhar as prioridades às necessidades da comunidade. A estratégia visa melhorar a qualidade de vida local, gerar novas oportunidades de trabalho, valorizar a área rural e otimizar os serviços públicos. Algumas ações já estão em fase de implementação.

Para o desenvolvimento deste plano, Gramado utilizou a metodologia Place Strategic Foresight©, inédita no Brasil, que se baseia na construção de cenários futuros desejáveis, inovação social e inteligência coletiva. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Turismo de Gramado em parceria com a consultoria N/Lugares Futuros.

O Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, destacou que a metodologia posiciona Gramado como uma cidade que planeja seu futuro de forma intencional. Ele ressaltou que a estratégia incluiu diagnósticos baseados na escuta ativa da comunidade, visitantes, grupos focais e mapeamento digital.

gramado plano estrategico scaled - Acontece Gramado
Gramado adota planejamento inédito para 15 anos. Créditos: Rafael Cavalli.

O projeto teve como ponto de partida a singularidade de Gramado, identificada como “inspiração”. A partir daí, foram mapeadas tendências globais em quatro áreas de transformação urbana: cidades em transição climática, bem-estar coletivo, fusão entre digital e físico, e novas formas de viver, trabalhar, aprender e compartilhar.

Com base nesse processo, foram definidos seis segmentos estratégicos de projeto que orientarão políticas públicas e investimentos pelos próximos 15 anos:

  1. Economia Criativa: Valorização de talentos locais, saberes tradicionais e novas expressões culturais.
  2. Turismo Imersivo e Autêntico: Experiências conectadas ao território, à história e à identidade de Gramado.
  3. Colônias e Ruralidades: Protagonismo das áreas rurais como vetores de inovação e hospitalidade.
  4. Bem-estar Urbano: Criação de espaços e serviços voltados à saúde física, mental e emocional da comunidade e visitantes.
  5. Inovação e Conectividade: Aplicação de tecnologias para melhorar a experiência turística e a gestão pública.
  6. Governança Participativa: Fortalecimento de redes colaborativas entre poder público, comunidade e iniciativa privada.

A estratégia adota ferramentas como cenários múltiplos, backcasting e portfólios de ação ajustáveis, permitindo à cidade responder às transformações globais. Com essa visão de longo prazo, Gramado redefine sua marca-lugar, posicionando-se como um território criativo, inspirador e inovador, comprometido com o bem-estar coletivo, a sustentabilidade e experiências autênticas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José
José
4 meses atrás

Plano de desenvolvimento estratégico em Gramado. Bom. Legal. E a rua Ladeira das Azaléias, um ano e meio depois da tragédia ? Nada foi feito. Apesar de fazer esquina com o ponto turístico mais conhecido de Gramado, a rua Ladeira das Azaléias continua esquecida ? Colocar tapume na tragédia é desenvolvimento? Ou somente colocar carnê de IPTU nas caixas de correios dos moradores de uma rua fechada por tapume já é o suficiente ?

TALVEZ SE INTERESSE

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso.