O escritório de arquitetura Goularte & Pedrassani, com sede em Gramado, conquistou duas categorias no 2º Prêmio de Arquitetura de Gramado e Canela. O anúncio oficial dos vencedores e a cerimônia de premiação ocorreram na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro.
Os projetos vencedores do escritório, comandado pelos arquitetos e empresários Diogo Pedrassani e Edenaur Goularte Júnior, foram o Araucá, em Canela (com a Construtora PRG), e o Nord, em Gramado (com a Incorporadora Don Felipe).
O prêmio, realizado pela PLANTA – Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha, destaca a excelência, a sustentabilidade e a contribuição para o conceito arquitetônico das cidades.

Os conceitos por trás dos projetos cencedores
Os sócios do Goularte & Pedrassani detalham as inspirações e conceitos que guiaram as criações premiadas:

Sobre o Araucá, em Canela: “No Araucá, nosso desafio foi criar um desenho contemporâneo sem perder a alma da Serra. Trabalhamos com a madeira e a pedra não apenas como revestimento, mas como elementos que definem a volumetria e criam um diálogo visual. Acredito que o resultado é uma arquitetura que pertence ao seu lugar, mas que aponta para o futuro”.

Sobre o Nord, em Gramado: “O Nord foi uma inspiração em projetos nórdicos escandinavos. O projeto nasceu em um ano em que se vivia uma transição na arquitetura da cidade. Este projeto abriu portas para uma nova linguagem de arquitetura em Gramado com sofisticação, singularidade e sobriedade.“
Trajetória e Impacto Nacional
O escritório Goularte & Pedrassani, que completou 14 anos em 2025, é comandado por Diogo Pedrassani e Edenaur Goularte Júnior. A dupla e seu time de profissionais assina projetos marcantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, incluindo o Parque Olivas de Gramado, o Complexo Vita Boulevard em Gramado e hotéis como o Laghetto Stilo Borges e o Golden Tulip Canela.












