Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece daqui a uma semana, em Gramado (RS), será a primeira feira setorial deste ano e vai lançar as coleções para a estação primavera/verão, a maior temporada de venda da indústria que compromete 70% de toda a produção brasileira de calçados com vendas para o varejo nacional e para os compradores internacionais.
“A nossa feira está vindo com a proposta certa para um mercado concentrado, onde o lojista vai fazer suas compras com toda a segurança necessária. Terá à disposição um mix variado e representativo”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira, que pontua o final do estoque das lojas com as vendas ocorridas no Dia das Mães, como um alavancador de compras especiais.
A feira acontece de 13 a 15 de maio, das 9h às 19h, no Centro de Eventos do Serra Park.
O empresário destaca ainda que o varejo, mesmo com todas as tecnologias disponíveis com ferramentas que percorrem todo o circuito de um ponto de venda, ainda não consegue dispensar a participação em feiras. “Não importa se ele tem uma ou mais unidades físicas ou opera só com vendas online, ele precisa ver o conjunto de lançamentos, comparar preços das grandes indústrias, analisar as oportunidades de compras e tudo isso em um único ambiente, com menor esforço de deslocamento. Além disto, se mantem atualizado e consegue estabelecer uma negociação olho no olho com seu fornecedor e seu colega de profissão. Estes atributos são os valores das feiras e nós buscamos preservar e otimizar todos eles, criando espaços e clima perfeitos para uma interação e negociação durante três dias”, acentua Frederico Pletsch.

Já Roberta Pletsch, outra diretora da Merkator, avança estes sinalizadores e lembra que a feira se realiza na serra gaúcha, local diferenciado, hoje o segundo destino mais visitado por turistas em toda a América Latina, com segurança, hotelaria, gastronomia invejáveis que garantem uma estadia confortável. “Estamos prontos para receber o lojista, dar acolhida ao industrial e também privilegiar os representantes e todos os profissionais do setor. O ano de vendas da indústria calçadista brasileira inicia na nossa feira”, finaliza Roberta Pletsch.