A Prefeitura de Gramado realiza nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, uma audiência pública para discutir a criação da Nova Centralidade da Região Norte. O encontro ocorre às 14h, no auditório do Executivo, e tem como objetivo apresentar à comunidade o projeto de expansão urbana planejada para uma área de 900 hectares na região do bairro Mato Queimado.
A proposta, elaborada pelas secretarias de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Luiz Englert, visa estabelecer um novo polo para centralizar atividades administrativas e desafogar o atual fluxo do Centro da cidade.

Planejamento e estrutura
O projeto prevê o desenvolvimento de um bairro planejado com foco na mobilidade e conectividade com os municípios vizinhos de Canela e Nova Petrópolis. Segundo a Secretaria de Planejamento, a intenção é manter os padrões arquitetônicos e urbanísticos tradicionais de Gramado, aplicando conceitos de urbanismo contemporâneo para criar uma área caminhável.
O plano está fundamentado em cinco eixos estratégicos:
- Sustentabilidade ambiental;
- Mobilidade e conectividade;
- Atratividade e desenvolvimento econômico;
- Equidade e bem-estar;
- Gestão inteligente.
Preservação e expansão
A Secretaria do Meio Ambiente afirma que a proposta busca incorporar a natureza à estrutura urbana, com a manutenção de áreas de valor ecológico dentro do perímetro de 900 hectares. A reunião preparatória para a audiência contou com a participação do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C-PDDI) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
O projeto é apresentado como uma alternativa para equilibrar o crescimento urbano e a qualidade de vida, criando uma nova centralidade para serviços e moradia.
Serviço
- O quê: Audiência Pública sobre a Nova Centralidade da Região Norte.
- Quando: Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026.
- Horário: 14h.
- Local: Auditório da Prefeitura de Gramado.






