O Centro de Operações de Emergências (COE) e a Vigilância em Saúde Gramado emitiram nota na tarde desta quinta-feira, dia 10, confirmando a ocorrência de surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos – ILPI (hospedagem de idosos). 16 idosos e 3 funcionários do local testaram positivo para a COVID.
O local do surto é o Santa Ana Residencial Geriátrico. Segundo os administradores, “assim que soubemos das suspeitas foram realizados testes em todos os mensalistas e funcionários. A casa reitera ainda que desde março vem tomando todas as medidas de precaução como proibição de visitas, distanciamento entre os idosos e outras iniciativas preventivas“.
Segundo a nota da Vigilância, todos os procedimentos foram adotados no que se refere ao combate da pandemia do coronavírus no local.
Confira a íntegra da nota:
“O Centro de Operações de Emergências (COE) e a Vigilância em Saúde Gramado vêm por meio desta nota informar a comunidade sobre a ocorrência de um surto de COVID-19 em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) situada no Município. A Vigilância Epidemiológica tomou conhecimento de idosos sintomáticos no dia 03 de setembro à noite, por intermédio da Equipe do Hospital Arcanjo São Miguel e também pelo responsável técnico da ILPI.
Inicialmente, a Vigilância Municipal acionou a Coordenadoria Regional de Saúde e começou acompanhamento dos idosos e funcionários, considerando o caso como “surto de síndrome gripal”. Após confirmação laboratorial de alguns funcionários e idosos, a situação foi classificada como “Surto de Covid-19”.
Até o momento 65 pessoas foram expostas. Deste contingente, 19 pessoas testaram positivo para Covid-19 (3 funcionários e 16 idosos), 8 testaram negativo, 30 aguardam análise e 8 aguardam coleta.
Entre os positivos, dois idosos evoluíram para óbito no dia 09 e 10 de setembro.
No que tange à Vigilância Sanitária o estabelecimento passou por vistoria da equipe, o estabelecimento não tem no seu histórico nada que o desabone e mantinha licença sanitária em dia.
A ILPI tem colaborado com as Equipes de Vigilância em Saúde, seguindo as orientações e medidas indicadas. A Vigilância Municipal, em parceria com o Estado, seguirá acompanhando a situação e tomando todas as medidas necessárias.”
Assinam a nota:
Sérgio Spannenberger – Diretor da Vigilância em Saúde
Andréia Burille – Enfermeira Sanitarista- COE e Vigilância Epidemiológica
M.V. César Brum –Fiscal Sanitário Vigilância Sanitária
Ellen Pedroso –Enfermeira COE e Vigilância Epidemiológica