O filme “Cinco Tipos de Medo”, do diretor mato-grossense Bruno Bini, foi o grande destaque do 53º Festival de Cinema de Gramado, consagrando-se com o Kikito de Melhor Filme.

A cerimônia de premiação, realizada no sábado (23), encerrou os 11 dias de evento na Serra Gaúcha, que celebrou o cinema nacional com a exibição de 74 produções e a entrega de 52 prêmios.
Além do principal troféu da noite, “Cinco Tipos de Medo” garantiu a Bini os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem. O elenco também foi reconhecido com o Kikito de Melhor Ator Coadjuvante para o músico e ator Xamã, por sua atuação no longa que narra o encontro de cinco vidas em meio a um drama de luto, violência e vingança.
Na competição de longas-metragens de ficção, Gero Camilo foi eleito o Melhor Ator por seu trabalho em “Papagaios”, de Douglas Soares. Malu Galli recebeu o Kikito de Melhor Atriz pela performance em “Querido Mundo”, dirigido por Miguel Falabella. O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi para Aline Marta Maria, pelo filme “A Natureza das Coisas Invisíveis”.
Outros destaques da noite incluíram “Nó”, de Laís Melo, que rendeu à cineasta o Kikito de Melhor Direção e foi escolhido como Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica. “Papagaios” também se destacou ao vencer como Melhor Filme pelo Júri Popular, além de prêmios técnicos como Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som.
Na mostra competitiva de documentários, o grande vencedor foi “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira, que resgata o projeto de alfabetização liderado por Paulo Freire no início dos anos 1960.
O festival, que reuniu um público estimado em 40 mil pessoas, reafirmou sua importância como principal vitrine do cinema brasileiro. A curadoria, assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, apresentou uma programação diversa que incluiu homenagens a grandes nomes como Rodrigo Santoro, Mariza Leão e Marcélia Cartaxo. A 54ª edição do evento já tem data confirmada e ocorrerá de 12 a 22 de agosto de 2026.