A cidade de Gramado recebeu, na manhã deste domingo (22), a visita do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff Barreiros. Ele foi recepcionado pelo prefeito Nestor Tissot e pelo vice-prefeito Luia Barbacovi para uma vistoria técnica em áreas afetadas pelas chuvas de 2024. O objetivo é acelerar a liberação de recursos federais para os projetos de recuperação cadastrados pelo município.
A comitiva percorreu pontos cruciais que necessitam de intervenção. Entre eles, a obra de ligação entre os bairros Piratini e Prinstrop, que terá sua retomada garantida. A visita incluiu também as regiões sul e norte do bairro Piratini, a avaliação da situação da Rua Gil, que abrange a área da Rua Emílio Leobet, e o acompanhamento da obra de contenção da encosta do bairro Três Pinheiros.

Wolnei Wolff Barreiros reafirmou o compromisso do Governo Federal: “Estamos empenhados para aportar recursos e resolver os problemas destas comunidades. São soluções de engenharia complexas, mas vamos garantir a segurança destes moradores e a volta da normalidade no menor tempo possível“.
O prefeito Nestor Tissot agradeceu a atenção, destacando a importância da presença do secretário: “Agradecemos a atenção do Governo Federal, temos urgências e tenho certeza que esta vistoria presencial será fundamental para dar agilidade nos processos”.
Acompanharam a vistoria o Deputado Estadual Joel Wilhelm, o secretário de Governança de Gramado, Germano Junges, o secretário Adjunto da pasta, Anderson Menezes, o secretário Municipal de Obras, Willian Camillo, e a coordenadora da Defesa Civil de Gramado, Juliana Fisch. Engenheiros especialistas em geotecnia da empresa BSE Engenharia, Luiz Bressani e Eduardo Simões, também integraram a comitiva técnica.