Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito, realizou uma Audiência Pública para apresentar o edital de licitação para a concessão do novo sistema de Transporte Público Coletivo Urbano e Rural. Durante o evento, o diretor de Licitações e Contratos, Frederico Pellicioli, detalhou os principais pontos do certame, que será lançado ainda nesta semana na modalidade de concorrência eletrônica.
O processo licitatório visa a completa modernização do sistema de transporte, prevendo um aumento no número de veículos, ampliação da frequência de viagens, implementação de melhorias tecnológicas e, notavelmente, a redução no valor da tarifa para o usuário. “É um processo robusto e estratégico, que foi construído com muito critério técnico. Temos confiança de que trará avanços reais para a mobilidade urbana e mais qualidade para os usuários”, afirmou Frederico.

Ampliação e modernização da frota e do serviço
O novo sistema proposto representa um aumento significativo na oferta de transporte. A frota total passará de 18 para 24 veículos , dos quais 11 contarão com ar-condicionado. A média mensal de viagens saltará de 1.620 para 3.657 , um acréscimo de 125%. A quilometragem mensal percorrida também aumentará em 47%, passando de 71.371 km para 104.829 km, o que ampliará a cobertura e a frequência do serviço em diversas áreas.
Redução da tarifa e novo modelo de custeio
Um dos principais destaques do edital é a redução da tarifa pública para R$ 4,00, um valor inferior aos R$ 4,90 cobrados atualmente. “Essa redução é um estímulo direto para que mais pessoas utilizem o transporte público. Queremos oferecer um serviço moderno, confiável e acessível, que seja uma verdadeira alternativa para o dia a dia da população”, afirmou o secretário de Trânsito, Tiago Procópio.
Para viabilizar a tarifa reduzida e garantir a qualidade e a expansão do serviço, o modelo prevê um subsídio mensal da prefeitura à concessionária, estimado em R$ 579.807,37. Esse valor complementará a receita tarifária para cobrir o custo total do sistema, que é de R$ 850.567,37 por mês. O critério de julgamento da licitação será o menor valor ofertado para a Tarifa Técnica de Remuneração , que tem como referência o valor de R$ 12,57 por passageiro.
Obrigações e Prazos
O prazo da concessão será de 10 anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período. A empresa vencedora terá diversas obrigações contratuais, incluindo:
- Expansão de linhas e rotas.
- Renovação contínua da frota, mantendo uma idade média de 8 anos.
- Adoção de tecnologias como GPS para monitoramento , centro de controle operacional e ferramentas de informação ao usuário, como aplicativos e painéis eletrônicos.
- Utilização de veículos menos poluentes.
- Implementação de um sistema de bilhetagem eletrônica.
- Manutenção de um escritório comercial no centro da cidade para atendimento presencial.
A expectativa é que o novo serviço de transporte coletivo de Gramado comece a operar no início de 2026.