A Polícia Civil de Canela concluiu, nesta semana, as investigações relativas a instalação de estrutura para eventos localizada no Bairro Suíça, local onde foi erguido o Mega Domo, na entrada da cidade.
A atração aconteceu entre o final de 2022 e início de 2023, e a estrutura foi mantida no local após a finalização da atração.
O inquérito policial foi instaurado a partir do recebimento de documentações encaminhadas à Delegacia de Polícia pela PATRAM (Batalhão Ambiental da Brigada Militar), que identificou a prática de crime ambiental no terreno em razão de construção em área de preservação permanente em que existe córrego, e do Ministério Público.
Segundo o delegado Vladimir Medeiros, titular da DP de Canela, ao longo das investigações, diversas reclamações foram recebidas na Delegacia de Polícia, inclusive em razão da perturbação causada pelo empreendimento.
As investigações tiveram uma policial civil especializada em matéria ambiental para acompanhar o caso por trinta dias. Foram recolhidos e analisados documentos referentes às licenças expedidas e laudos ambientais correspondentes e ouvidas dezenas de investigados e testemunhas, inclusive empresários responsáveis pelo empreendimento, técnicos da área de licenciamento e servidores públicos.
Dez pessoas, entre físicas e jurídicas, foram indiciadas pela prática de crimes ambientais, inclusive por omissão na fiscalização. Segundo o delegado, os autos com os resultados das investigações foram remetidos ao Poder Judiciário. Os nomes dos indiciados não foram divulgados neste primeiro momento pela Delegacia de Polícia Civil.
A reportagem entrou em contado na manhã desta quinta-feira, dia 7 de dezembro, com o diretor artístico Edson Erdmann, sócio da empresa Histórias Incríveis, que concebeu o projeto Mega Domo. Uma nota foi enviada para a reportagem. Confira:
“Näo recebemos nenhuma informação oficial, nem da autoridade policial nem do jurídico do Mega Domo, que no momento oportuno se pronunciará“.
Entenda o caso Mega Domo
Divulgado como a grande novidade da região para a remporada de Natal 2022-2023, o Mega Domo foi inflado com a promessa de ser uma atrativo itinerante. A estreia em Canela aconteceu em outubro de 2022.
A megaestrutura contava com 30 metros de altura e 60 metros de diâmetro, com cinco mil metros quadrados e podendo receber 5 mil pessoas sentadas para o show chamado Viagem de Natal. A atração aconteceu de 28 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023.
No início de 2023, algumas cobranças judiciais se tornaram públicas como atrasos de pagamentos a fornecedores. Outro processo foi conduzido pelo Ministério Público por supostos crimes ambientais. O Ministério Público (MP) e o Hotel Sky, proprietário do terreno onde está o empreendimento, disputaram na 4ª Câmara Cível de Porto Alegre sobre a retirada do toldo gigante.
O espaço, locado pela produtora Histórias Incríveis (HI), tinha alvará de funcionamento cedido pela Prefeitura de Canela até o início deste ano.
Pouco mais de um ano após ser inflada, a estrutura do Mega Domo, foi desmontada na segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023. A lona segue no terreno e ainda não foi retirada.













