A Secretaria da Saúde de Gramado oferece o implante contraceptivo de Etonogestrel (Implanon) para mulheres da rede pública de saúde desde 2023. A disponibilização do método no município ocorreu antes da publicação de uma portaria do Ministério da Saúde que oficializou a oferta do implante no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em dois anos, foram realizados mais de 130 procedimentos. O serviço atende adolescentes com dificuldade de adesão a outros métodos contraceptivos, mulheres em situação de vulnerabilidade e pacientes com diagnóstico de HIV.
O trabalho é executado por enfermeiras da Atenção Básica e pelo médico ginecologista e obstetra Fernando Valle, que realiza a colocação e a retirada do implante. O processo inclui acompanhamento das pacientes.
“A nova diretriz nacional reforça o que Gramado já vinha fazendo com muita responsabilidade. Nos orgulha saber que estamos à frente, cuidando das mulheres com qualidade e oferecendo alternativas seguras de planejamento reprodutivo“, declarou Daniele Swaizer, Diretora da Atenção Básica.

Sobre o método
O Implanon é um bastonete inserido sob a pele do braço que libera o hormônio etonogestrel. A substância impede a ovulação por um período de até três anos. O método é reversível.
Acesso ao serviço
As consultas para planejamento reprodutivo podem ser agendadas na Unidade Básica de Saúde de referência da paciente.