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Trem para Gramado: R$ 4,5 Bilhões, 22 mil empregos e 99 anos de concessão. Conheça detalhes do megaprojeto

Uma nova era para a mobilidade e o turismo no Rio Grande do Sul foi oficialmente inaugurada com a autorização do governo do estado para o projeto de uma moderna ferrovia que conectará Porto Alegre a Gramado.

trem Gramado - Acontece Gramado
GOverno do RS aprovou o projeto de construção de trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado. Imagem gerada por IA.

Com um investimento totalmente privado de R$ 4,5 bilhões, uma concessão de 99 anos e a promessa de gerar mais de 22 mil empregos, a iniciativa é um dos mais ambiciosos projetos de infraestrutura da história gaúcha e reacende um caminho de ferro que estava adormecido há mais de 60 anos.

O projeto, que promete transformar a maneira como gaúchos e turistas acessam a Serra Gaúcha, foi detalhado em um evento no Palácio Piratini. A nova linha férrea não só oferecerá uma alternativa sustentável e eficiente ao transporte rodoviário, frequentemente congestionado, mas também se tornará uma atração turística por si só.

O trajeto: Percorrendo o coração do Estado

A ferrovia, com 84 quilômetros de extensão, partirá de uma estação a ser construída a aproximadamente 700 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e terá como destino final um terminal estrategicamente localizado na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

O traçado da nova linha férrea cruzará 19 municípios, tecendo uma nova artéria de desenvolvimento através da Região Metropolitana e dos vales do Sinos e Paranhana. As cidades que compõem o percurso são:

  • Porto Alegre
  • Canoas
  • Cachoeirinha
  • Gravataí
  • Esteio
  • Sapucaia do Sul
  • São Leopoldo
  • Novo Hamburgo
  • Campo Bom
  • Dois Irmãos
  • Sapiranga
  • Araricá
  • Nova Hartz
  • Parobé
  • Taquara
  • Igrejinha
  • Três Coroas
  • Santa Maria do Herval
  • Picada Café

A complexidade da obra se reflete na necessidade de construir 15 pontes e viadutos, incluindo uma passagem sobre a Freeway (BR-290), e 9 túneis para vencer a topografia acidentada da serra. Estão previstos 27 cruzamentos rodoferroviários ao longo do percurso.

Investimento privado e geração de empregos: A Força Motriz do Projeto

O projeto será inteiramente financiado pela iniciativa privada, através da empresa SulTrens, um consórcio formado pelas empresas RG2E, STE Engenharia e BF Capital. Este modelo de autorização, o primeiro para uma ferrovia intraestadual de passageiros no país, representa um marco na forma como grandes projetos de infraestrutura são viabilizados no Brasil.

A expectativa é de um impacto econômico robusto, com a geração de aproximadamente 6.747 empregos diretos e 15.976 indiretos durante as fases de construção e operação. Para além dos números, a ferrovia deve impulsionar o desenvolvimento urbano e imobiliário ao longo de seu traçado e fortalecer o comércio e os serviços nas cidades por onde passará.

Com a autorização concedida, a SulTrens dará entrada no pedido de licenciamento ambiental e de instalação junto à Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado já na próxima semana. A previsão é que as obras civis comecem no segundo semestre de 2028, com a operação comercial da ferrovia programada para iniciar em 2032.

Um novo capítulo no turismo e a Memória dos Trilhos

Para a Serra Gaúcha, que recebe milhões de visitantes anualmente, o trem representa uma revolução. A nova conexão oferecerá uma viagem mais rápida, segura e confortável, com tempo estimado de pouco mais de uma hora entre a capital e Gramado, aliviando o tráfego em rodovias como a Rota Romântica, especialmente em períodos de alta temporada.

A expectativa é que a própria viagem de trem se torne uma experiência turística, oferecendo vistas panorâmicas e um novo modo de apreciar as paisagens gaúchas. O projeto prevê trens modernos, com capacidade para cerca de 250 passageiros por viagem, e uma frequência que pode chegar a uma partida a cada 30 minutos nos horários de pico.

Este projeto também resgata uma parte importante da história do Rio Grande do Sul. A antiga Estrada de Ferro Taquara-Canela, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da região no início do século XX, foi desativada em 1963. A retomada do transporte de passageiros sobre trilhos para a Serra é vista como um resgate histórico e um símbolo da capacidade de reinvenção e progresso do estado.

O governador Eduardo Leite destacou a importância do projeto: “Nos dá muito boa expectativa de que [a iniciativa] irá se viabilizar e, naturalmente, nosso governo se coloca ao lado aqui para ajudar em tudo que for necessário, porque não tenho dúvida vai ser um diferencial em muitas dimensões econômicas e também da autoestima e da percepção dos gaúchos sobre si mesmo”.

Com a promessa de unir modernidade, desenvolvimento e a valorização do patrimônio histórico e turístico, o trem Porto Alegre-Gramado já se posiciona como um dos projetos mais transformadores do Sul do Brasil para a próxima década.

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