Os impactos da pandemia para os empreendimentos gastronômicos e hoteleiros do Brasil em 2020 são muito fortes. Em Gramado estes impactos podem ser medidos pelo fechamento de 3,41% das empresas que atuam no ramo da gastronomia e da hotelaria.
Os números são apontados por um estudo da empresa Geofusion que, a pedido da Forbes, apontou a média de hotéis e restaurantes fechados em 10 regiões turísticas do país. O levantamento foi feito, além de Gramado, em regiões de Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Seguro.
Segundo dados da FecomercioSP o setor perdeu R$ 46,7 bilhões em 2020, entre março e outubro.
O estudo da Geofusion aponta que, com base em transações feitas pelos empreendimentos com cartão de crédito e débito (entre os meses de janeiro e outubro de 2020), cidades pequenas com grande demanda turística como Gramado e Canela foram as mais afetadas pela pandemia. Já os destinos turísticos maiores e que ficam em capitais sentiram bem menos os impactos.
A pesquisa ponta ainda que o período entre maio e agosto foi o de maior dificuldade financeira para os empreendimentos. Em setembro, a retomada já estava em ritmo mais acelerado em todas as regiões do páis.
Abaixo a média de bares, restaurantes e hotéis fechados entre janeiro e outubro de 2020 por região turística:
Porto Seguro (BA): 12,24%
Campos do Jordão (SP): 7,82%
Salvador (BA): 7,25%
Rio de Janeiro (RJ): 6,02%
São Paulo (SP): 4,76%
Gramado (RS): 3,41%