Quinta-feira, dia 2 de maio de 2024, ficará marcado como um dos dias mais trágicos de Gramado e Canela quando o assunto é consequência de chuvas. Após três dias de intensa chuva (29 e 30 de abril, e 1 de maio), a madrugada de quinta-feira teve deslizamentos de terra no interior das duas cidades provocando a morte de nove pessoas soterradas.
Seis pessoas, de duas famílias, morreram na Linha Pedra Branca. Uma pessoa morreu na Linha Quilombo, em Gramado, e um casal morreu na comunidade de Rancho Grande em Canela. Todos os delizamentos ocorreram na madrugada de quinta-feira, dia 2 de maio.
As vítimas foram identificadas como:
– O casal Maria de Moraes e José Alzemiro de Moraes, 69 anos, moradores da localidade de Rancho Grande em Canela.
– Kaique Andriel Ludvig Santos, 13 anos, Nitiele Ludvig, 36 anos, e Silvio Antonio Pellicioli, 47 anos, filho, mãe e padrasto, moradores da Linha Pedra Branca em Gramado.
– Noeli da Rosa Duarte, de 56 anos, moradora da Linha Quilombro em Gramado.
– Matilde Veronica Zimmermann, 47 anos, Rudimar Branchine, 62 anos, e Jocemar Zimmermann Branchine, 16 anos (mãe, pai e filho).
Como estão Gramado e Canela hoje
Uma semana após a tragédia, a situação em Gramado e Canela nesta quinta-feira, dia 9 de maio, é de áreas centrais e turísticas em normalidade. Abastecimento de água, luz, internet, gasolina e mantimentos também quase normalizados. Exceto em pontos específicos ou relacionados a áreas de risco em encostas.
As cidades tiveram tempo seco com sol entre sábado, dia 4 de maio e quarta-feira, dia 8 de maio. Na noite de quarta voltou a chover, mas uma chuva de fraca intensidade. A previsão é de períodos de chuvas nos próximos dias (mas volume moderado e baixo de precipitação), com frio chegando à região na próxima semana. As temperaturas deve ficar próximas de 0°.
Os acessos terrestres a Gramado e Canela estão liberados desde o início da semana. Os acessos via Três Coroas, Serra Grande e São Francisco de Paula estão abertos. O trecho entre Gramado e Nova Petrópolis também não tem bloqueios. É possível se deslocar de Gramado a Caxias do Sul (via Rota do Sol) e a Porto Alegre, Litoral e Região Metropolitana (Via Três Coroas ou São Francisco de Paula).
O Aeroporto de Porto Alegre segue fechado (previsões menos otimistas são de que reabra na última semana de maio, já os mais otimistas acreditam que possa reabrir antes). O Aeroporto de Caxias do Sul e Aeroporto de Canela funcionam normalmente.
Alguns parques e restaurantes optaram por fechar por alguns dias. Outros seguem em funcionamento e atuam também em campanhas de doação para os mais atingidos pelos alagamentos principalmente nas regiões dos Vales e Metropolitana.
Centenas de voluntários saem de Gramado e Canela diariamente levando mantimentos, comida, roupas, água e produtos de higiene e limpeza para os atingidos pelos alagamentos nas regiões dos Vales e Metropolitana com foco nas cidades de Três Coroas e Igrejinha, as mais afetadas das proximidades.
Algumas estradas do interior das duas cidades seguem com bloqueios e as equipes das Prefeituras trabalham para o desbloqueio das mesmas.
Últimas atualizações dos Boletins das Prefeituras
Nos últimos boletins, atualizados na noite de quarta-feira, dia 8 de maio, as Prefeituras das duas cidades deram um panorama da situação. Confira:
Gramado
Os pontos do município que registraram necessidade de evacuação foram: Rua Henrique Bertoluci (Piratini), Rua Guilherme Dal Ri (Piratini), Condomínio Alphaville (Bavária), Rua Getúlio Vargas (Piratini), Edifício localizado na ladeira das Azaleias (Planalto), Edifício localizado próximo ao Parque Knorr (Centro), Altos da Viação Férrea (Rua Boca de Leão), Rua Dr. Carlos Nelz (Centro), Rua Nelson Dinnebier (Piratini), Loteamento Orlandi (Várzea), Linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira e Linha Bonita.
Moradores desalojados: 636 pessoas, que estão na Escola Julita Tissot, no Pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira, na Sociedade Linha Furna, em casas de amigos, familiares e vizinhos, além de outros locais parceiros do município.
Estradas Interditadas
📍Estrada da Linha Moreira;
📍 Estrada Professora Elvira Apolo Benetti (acesso Linha 28);
📍 Estrada Linha Pedras Brancas;
📍 Perimetral (ligação entre as RS’s 115 e 235);
📍Estrada José Bergamo Filho/em direção ao Moreira.
Óbitos confirmados: 7 no total (6 na Linha Pedras Brancas e 1 na Linha Quilombo – vítimas de deslizamentos). Não há desaparecidos.
Canela
Após as intensas chuvas que causaram muitos estragos em Canela, uma onda de solidariedade tomou conta da região, trazendo esperança e apoio para aqueles afetados pela calamidade pública. Com 270 pessoas desabrigadas e 181 desalojadas, a comunidade se mobilizou em uma verdadeira força-tarefa para receber doações dos mais diversos lugares do Brasil. A cidade registrou duas mortes em decorreência dos deslizamentos e não há desaparecidos.
Mais de 300 voluntários foram cadastrados e diariamente um grupo é chamado para dedicar seus esforços para receber, triar e distribuir doações no Salão Paroquial, designado como o centro oficial de arrecadação da Defesa Civil Municipal. Cada doação é cuidadosamente organizada em kits personalizados, levando em consideração as necessidades específicas dos afetados.
O Aeroporto Municipal foi ponto de chegada de muitas aeronaves que trouxeram alimentos, material de higiene e limpeza e até medicamentos.
Situação em Canela
– Pessoas desabrigados: 292 pessoas
– Desalojados: 203 pessoas
– Feridos: 7 pessoas
– Desaparecidos: 0
– Óbitos (2)
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização faz um alerta importante para quem precisa trafegar pelo interior. As chuvas intensas causaram diversos transtornos, como queda de barreiras, alagamentos, transbordamento de córregos, obstrução de bueiros e bloqueio de várias vias.
Bloqueio total no Interior:
Rota Panorâmica – da Cachaçaria do Seu Manoel até divisa com Três Coroas
Bloqueio parcial:
– Morro Alegre
– Rua Alzemiro Boeira do Reis
– Estrada Caracol RS 466 – Trânsito em meia pista devido a queda de barreira próximo a localidade do “Pulador”
– Estrada dos Bugres
– Estrada do Chapadão
– Amoreira
– Estrada Água
– Rota Panorâmica – Rodovia Arnaldo Oppitz
Condições das estradas de entrada ao município, fornecidas pela EGR
– ERS-235, quilômetro 35 – Canela / queda de barreira. Trânsito em meia pista. (próximo ao pedágio de São Francisco de Paula).
Doações – As doações para as famílias atingidas pelas chuvas podem ser feitas diretamente no Salão Paroquial, Praça da Matriz, 69, das 8h às 17h. Principais necessidades: Colchões, alimentos para cesta básica, material de higiene e limpeza, toalhas de rosto e banho, roupas de cama e água.
Pix Solidário – Defesa Civil
Chave: 54 99135-1949
Uma resposta
Um fato histórico infelizmente negativo pelo lado das tristes fatalidades, porém os parabéns pela organização humanitária de todos contribuintes. Não será breve a total recuperação, mas servirá de alerta e lição para todos. Mãe natureza avisa e educa seus filhos com carinhos,belezas e recompensas,mas também castiga para que aprendamos a respeitá-la e cuida-la. Como diz o ditado: Fe em Deus e pe na tábua. Ele está com o Rio Grande do Sul 🙏🙌🍀👊💪🤜🤛💖