Um avião de pequeno porte caiu em Gramado na manhã deste domingo, dia 22 de dezembro de 2024. Por volta das 9h25 da manhã, a aeronave teria colidido no topo de um prédio atrás da loja Pró-Lar e acabou caindo sobre um loja de móveis, que estava fechada, e atingiu também parte de uma residência e parte de uma pousada. A queda ocorreu a 20 metros de um posto de combustível.
Segundo apurou a reportagem do Acontece Gramado, com fontes do Aeroporto de Canela, a tripulação teria nove pessoas e o piloto seria o proprietário da aeronave.
As informações são de que eram cinco adultos (três mulheres e dois homens), duas crianças e duas adolescentes. As idades das crianças não foram informadas. A identidades dos passageiros e tripulação ainda não foram confirmadas oficialmente.
Extraoficialmente a informação é de que não há sobreviventes entre a tripulação.
O avião é de Jundiaí/SP mas a rota seria Canela/Florianópolis e teria chego a Canela na sexta-feira, dia 20 de dezembro. Segundo forças de segurança, pelo menos 15 pessoas foram levadas para hospitais da região.
ACOMPANHE AQUI A COBERTURA EM IMAGENS.
Entidades e autoridades emitem nota
Autoridades e entidades se pronunciam sobre a tragédia em Gramado. Confira:
O Governado do RS, Eduardo Leite, destacou em suas redes: “Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local”.
Secretaria de Segurança Pública do RS divulgou nota:
“A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.”
Nota da Infraero
“Em relação ao acidente aéreo ocorrido neste domingo, 22/12/24, na cidade de Gramado (RS), a Infraero esclarece que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário.
As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.
A Infraero lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para o que for necessário neste momento”.
A Prefeitura de Gramado também emitiu nota
“A Administração Municipal de Gramado lamenta o acidente aéreo ocorrido nesta manhã (22/12), se solidariza com as vítimas envolvidas e informa que está prestando todo suporte necessário junto aos órgãos de segurança, por meio das Secretarias de Saúde, Obras e de Trânsito, além da Defesa Civil Municipal. Com a RS-235 bloqueada para o trabalho dos órgãos de segurança, é importante que moradores e turistas utilizem a Estrada do Caracol para o deslocamento entre Gramado e Canela”.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que estava no litoral gaúcho está voltando para a cidade.