Gramado, o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, e o chocolate, produto com Indicação Geográfica, são os anfitriões do Connection – Terroirs do Brasil, que ocorre de 15 a 18 de maio, na Serra Gaúcha.
Em 2020, o Senado Federal aprovou e o presidente da República sancionou a lei que concedeu à cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.
E em junho de 2021 o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu o certificado de Indicação Geográfica (IG), da espécie Indicação de Procedência (IP), para o chocolate artesanal produzido nas limitações geopolíticas do município de Gramado. O pedido da IG foi feito pela Associação da Indústria e Comércio de Chocolates Caseiros – Achoco.
Na concessão do IG, o INPI considerou que o processo produtivo está diretamente influenciado pelo conhecimento tradicional dos produtores e pelas características climáticas da cidade. Além disso, o produto é uma das representações de Gramado e está consolidado na memória das pessoas, o que se reflete na sua associação ao turismo da região.