Nos dias 20 e 21 de maio, a Aldeia Kaingang de Canela sedia o projeto “Audiovisual na Retomada KÓGUNH MÁG”, uma iniciativa aprovada no edital 09/2023 da Lei Paulo Gustavo do município de Canela.
A iniciativa surgiu a partir de conversas entre os produtores audiovisuais da Inventario audiovisual, Stephany Florencio e Raphael Cordeiro e os membros da comunidade Kaingang. Após participarem de diversos Projetos Culturais, a comunidade expressou grande interesse em aprender sobre produção audiovisual, utilizando câmeras e celulares para contar suas histórias e relatar as vivências de seu povo.
O objetivo principal do projeto é capacitar os membros da aldeia em técnicas audiovisuais, oferecendo uma oficina intensiva de dois dias na Escola Indígena JagTyg Fykóg. A oficina incluirá aulas práticas e teóricas, proporcionando um conhecimento mais aprofundado sobre a criação de conteúdo audiovisual.
Essa iniciativa visa empoderar a comunidade Kaingang, oferecendo ferramentas para que possam narrar suas próprias histórias, dar voz às suas tradições, pensamentos e problemáticas. Um passo significativo para a inclusão tecnológica na comunidade Kógunh mág, respeitando suas tradições e modos de vida. Além disso, o projeto incentiva o uso do audiovisual como uma ferramenta essencial na luta pela preservação dos conhecimentos e expressões culturais.