Com muitas áreas de encostas e tendo registrado deslizamentos em localidades do interior como Quilombo e Pedra Branca, e bairros como o Piratini, Gramado segue monitorando permanentemente seis dos 26 pontos da cidade que tiveram necessidade de evacuação preventiva dos moradores.
Nesta segunda-feira, dia 20 de maio, o Gabinete de Crise anunciou que os moradores do bairro Três Pinheiros estão autorizados a voltar para suas casas.
Além do Três Pinheiros, os locais evacuados preventivamente em Gramado são os seguintes: Rua Henrique Bertoluci (Piratini), Rua Guilherme Dal Ri (Piratini), Condomínio Alphaville (Bavária), Rua Getúlio Vargas (Piratini), Edifício localizado na ladeira das Azaleias (Planalto), Edifício localizado próximo ao Parque Knorr (Centro), Altos da Viação Férrea, Rua Dr. Carlos Nelz (Centro), Rua Nelson Dinnebier (Piratini), Loteamento Orlandi (Várzea), Linha Quilombo, Serra Grande, Linha Moreira, Linha Bonita, Morro Redondo, Linha Ávila Alta, Linha Ávila Baixa, Linha Ávila, Linha Pedras Brancas, Linha Caboclo, Morro do Arame, Linha São Roque, Loteamento Wiltgen (Várzea), Rua Amazonas (Dutra) e Rua Roraima (Dutra).
Segundo o último boletim do Gabinete de Crise, são 1.494 moradores desalojados (casas de familiares, amigos e voluntários) e 365 moradores desabrigados que estão no Pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira, na Sociedade Linha Furna, além de outros locais parceiros do município.
Com a volta do sol e tempo firme, os técnicos contratados pela Prefeitura seguem trabalhando no monitoramento do movimento do solo nas áreas de risco para só permitir a volta dos moradores aos seus lares com total segurança.
O Executivo também trabalha em projetos e soluções para apresentar aos moradores de cada uma das áreas de risco da cidade. “O dia de sol nos proporcionou esta boa notícia aos moradores do Três Pinheiros, tomara Deus que continuem os dias de sol para nós implementarmos as obras. A primeira obra será no bairro Três Pinheiros conforme acordamos com a comunidade”, destacou o prefeito Nestor Tissot.