Gramado deverá receber um empreendimento no setor de atacarejo. A UnidaSul, terceira maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul, planeja instalar uma unidade do Macromix na cidade, localizada na Avenida das Hortênsias, 5000, no trajeto para Canela.
A previsão de inauguração está entre o final de 2026 e o início de 2027. Atualmente, a rede Macromix conta com 14 unidades no Rio Grande do Sul. Este novo atacarejo em Gramado representa um investimento significativo, superior a R$ 100 milhões, dentro do plano de expansão da UnidaSul, e promete gerar cerca de 200 empregos diretos na Região das Hortênsias.

Modelo de negócios – Macromix é uma das bandeiras da UnidaSul, focada no formato de atacarejo. Este modelo de negócio combina características de atacado e varejo, oferecendo uma grande variedade de produtos, desde alimentos e bebidas até itens de higiene pessoal e limpeza, geralmente em embalagens maiores e com preços mais competitivos para quem compra em volume. O atacarejo atende tanto comerciantes e transformadores (como restaurantes e pequenos mercados) quanto consumidores finais que buscam economizar em suas compras do dia a dia ou para eventos maiores.
Expansão da UnidaSul na Serra Gaúcha
A chegada do Macromix a Gramado não é o único investimento da UnidaSul na Serra Gaúcha. A rede também planeja revitalizar as unidades do supermercado Rissul em Gramado e Canela ainda em 2025. Este movimento estratégico da UnidaSul, que inclui novas lojas, aquisições e reformas terá um investimento total de R$ 410 milhões.