Gramado quebra recordes com mais de 3 milhões de visitantes nos cinco primeiros meses de 2025

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Um ano após o período crítico gerado pelas chuvas de abril e maio de 2024, o turismo em Gramado não apenas se recuperou, como atingiu patamares históricos. O 10º boletim do Observatório do Turismo de Gramado aponta uma retomada sólida e consistente, com o registro de mais de três milhões de visitantes nos cinco primeiros meses de 2025, estabelecendo um novo marco para o destino.

Os números revelam uma tendência clara: os turistas estão escolhendo passar mais tempo na cidade, impulsionando toda a cadeia produtiva local.

Gramado vive ótimo momento de recuperação no Turismo. Créditos: Prefeitura de Gramado.

Turistas ficam mais tempo e gastam mais

Um dos principais indicadores do sucesso da retomada é o significativo aumento no tempo de permanência dos turistas. Em 2025, a cidade registrou médias históricas, como em março, quando a estadia média alcançou cinco noites.

A comparação com anos anteriores é expressiva. Em abril e maio, meses que demandavam maior atenção, o aumento da permanência foi de 19% e 13%, respectivamente, em relação a 2024. Quando comparado a 2023, o crescimento foi ainda mais impressionante: 78% em abril e 44% em maio. De forma consistente, os visitantes estão optando por ficar mais de quatro noites em Gramado, o que amplia o impacto positivo em setores como hospedagem, gastronomia e atrativos turísticos.

Mais empregos e retenção de visitantes

O cenário positivo se reflete diretamente na economia local com um avanço importante na geração de empregos. Os dados de maio de 2025 mostram que os setores de hospedagem e alimentação atingiram o maior volume anual de postos de trabalho formais, superando 6.300 vagas apenas nessas duas atividades.

Outro dado relevante é o comportamento dos excursionistas – aqueles que visitam a cidade sem pernoitar. Em maio, esse público atingiu a maior média de permanência diária do ano, indicando que a cidade está conseguindo reter sua atenção por mais horas.

“Com maior tempo de permanência no município, seja com pernoite ou não, o visitante tende a consumir mais, participar de uma variedade maior de atividades e fortalecer o vínculo com o destino”, avalia Franciele Berti, coordenadora do Observatório do Turismo de Gramado. “Essa dinâmica cria oportunidades para o trade desenvolver produtos personalizados e oferecer experiências mais completas”, completa.

Páscoa com fluxo contínuo e otimismo para o futuro

Confirmando as expectativas, o feriado de Páscoa de 2025 foi um dos pontos altos do período. O domingo de Páscoa registrou o 2º maior número de visitantes diários únicos da série histórica iniciada em 2023, com 125.000 pessoas circulando pela cidade.

Para o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, os dados confirmam o sucesso das estratégias adotadas. “Os dados do Observatório do Turismo confirmam que Gramado vive uma retomada sólida e consistente. Estamos intensificando nosso posicionamento no Brasil e na América Latina, agora com o apoio de uma empresa especializada em marketing, em parceria com nosso Convention Bureau. Os resultados já são positivos, mas temos trabalhado para que os próximos meses sejam de números ainda mais expressivos”, destaca.


Principais Destaques do 10º Boletim:

  • Mais de 3 milhões de visitantes nos cinco primeiros meses de 2025.
  • Aumento da média de pernoites e maior permanência dos excursionistas.
  • Crescimento no número de empregos formais em hospedagem e alimentação.
  • Novo recorde diário de visitação durante a Páscoa.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.