Canela passa a contar com um importante subsídio para a manutenção de sua história. Já está à venda nas lojas Brocker Turismo e Empório Canela o novíssimo Almanaque da História e do Turismo de Canela (Onde Tudo Começou).
O projeto assinado e coordenado pela jornalista Liliana Reid tem o patrocínio da Brocker Turismo e a primeira edição tem a tiragem de 3 mil exemplares pela gráfica ANS.
Segundo a escritora, “a obra resgata informações sobre a história do turismo na região em formato de almanaque, com narrativas, fatos pitorescos, datas e dados históricos contados em forma de linha do tempo, traçando um paralelo com os principais acontecimentos do Brasil e do mundo“.
“Neste ano que passou, o incomum 2020, comemoramos os 25 anos da Brocker Turismo, e em meio a tudo que estamos vivendo, resolvemos brindar nosso aniversário apoiando e investindo no registro da história que conta o início da nossa empresa, do turismo da nossa região, a história de Canela e suas pessoas“, destaca a diretora da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira.
O livro é ilustrado com imagens do acervo das primeiras famílias da cidade, junto com reproduções de revistas e documentos de cada época. A narrativa traz os primórdios de Canela, a emancipação, o resumo de cada década e o que aconteceu na cidade desde a chegada dos primeiros moradores no Caracol até 2020.
Um diferencial é o foco de registrar histórias e informações contadas por quem as viveu, ou testemunhou os fatos que lhe deram origem. Já são 75 anos desde a emancipação do município e cerca de um século e meio da chegada de Ghilherme Wasem e sua família, que deram origem a Canela.
E, realmente, o livro dá palco a pessoas, moradores, empreendedores, marcas locais e muitos que forjaram a história de Canela através das décadas. São retratados alguns empreendimentos como o Aeroporto de Canela, o Clube Serrano, Catedral de Pedra, Parque do Caracol, Grande Hotel, Laje de Pedra, Vinícola Jolimont, Rádio Clube de Canela, a Caracol Chocolates (que é canelense de origem), a Casa de Pedra, e muitos locais históricos, preservados ou não, que hoje são a base da cidade.
Histórias e imagens incríveis surgem como a do primeiro ônibus de Canela que pertencia à empresa Seibt & Spier e tinha a carroceria de madeira. O ônibus levava um dia inteiro para chegar até Porto Alegre.
O projeto teve a supervisão de Antônio Olmiro dos Reis e colaboração de Eduardo Bueno e contribuição de escritores, pesquisadores, artistas e jornalistas da comunidade. A arte gráfica ficou a cargo de Adriana Guimarães e a produção gráfica do fotógrafo Fernando Bueno.
O livro Onde Tudo Começou – o Almanaque das História e do Turismo de Canela está a venda no Empório Canela e pode ser adquirido também no site www.emporiocanela.com.br e nas agências da Brocker Turismo em Canela, Gramado e no Aeroporto Salgado Filho.
flavio@acontecegramado.com.br