O 53º Festival de Cinema de Gramado divulgou a programação da nona edição do Conexões Gramado Film Market (CGFM), o segmento de mercado do evento, que acontecerá de 16 a 23 de agosto. Com o objetivo de fortalecer o ecossistema audiovisual, a iniciativa reunirá criadores, produtores e executivos para uma série de painéis, workshops, rodadas de negócios e mostras, promovendo o debate sobre as novas tendências da indústria.

Realizado pela Gramadotur e pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o CGFM terá sua abertura oficial no dia 16 de agosto, às 10h30, na Sociedade Recreio Gramadense. O evento contará com a presença de Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, e será seguido pelo painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, com a participação de Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Foco na internacionalização e conexão com a França
Um dos pilares desta edição é a internacionalização do cinema brasileiro. Celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, o evento contará com a presença de nomes importantes do mercado internacional, como Nicolas Piccato, adido audiovisual da Embaixada da França no Brasil, e Yann Le Quellec, roteirista e diretor da Cinémage.
“O cinema brasileiro tem se tornado cada vez mais internacional, e é por isso que precisamos de uma escuta atenta para fomentar e capacitar novos talentos para essa empreitada que avança fronteiras”, afirma Gisele Hiltl, coordenadora do CGFM. A programação inclui ainda painéis e mentorias com a participação do Instituto +Mulheres do Audiovisual, ONU Mulheres e Apex Brasil.
Novas tecnologias em destaque
A inovação tecnológica ganha espaço com a estreia da Mostra de Filmes Gerados por Inteligência Artificial, que busca refletir sobre os desafios éticos, autorais e criativos impostos por essa nova realidade. “É uma realidade que bate à porta e da qual não podemos escapar”, destaca Hiltl.
Além da novidade, o evento mantém iniciativas consolidadas, como a 4ª Mostra de Realidade Virtual (VR), com cinco obras imersivas, e a 8ª Mostra de Filmes Universitários, que selecionou dez curtas-metragens de instituições de ensino de todo o país, reafirmando seu papel como vitrine para novos talentos.
A programação completa do Conexões Gramado Film Market está disponível no site oficial do Festival de Cinema de Gramado.