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Exclusivo: Infraero diz que Aeroclube de Canela está irregular e cobra para hangaragem de aeronaves

Uma notificação da Infraero foi enviada ao Aeroclube de Canela pedindo a desocupação imediata do local onde o clube canelense está sediado há 30 anos, dentro dos limites do Aeroporto de Canela. O Aeroclube ocupa uma área 2.025 metros quadrados que engloba sua sede, hangar e posto de combustiveis. Toda estrutura do local ocupado sempre foi mantida pelo Aeroclube.

Após a notificação, o Aeroclube de Canela emitiu nota oficial e destacou que vai acionar a Justiça. LEIA AQUI.

A reportagem do Acontece conseguiu contato com a Infraero que enviou posicionamento oficial ao portal na noite deste sábado, dia 5 de abril.

A Infraero recebeu, no dia 04 de setembro de 2024, a outorga de operação do Aeroporto de Canela, que era operado pelo Estado. O repasse foi assinado pelo governador Eduardo Leite.

infraero canela - Acontece Gramado
A Infraero recebeu, em setembro de 2024, a outorga de operação do Aeroporto de Canela. Créditos: Leonid Streliaev.

Na nota ao Acontece, a Infraero destaca que entre todos os concessionários que operam no Aeroporto de Canela, o Aeroclube é o único iregular. Ainda, segundo o órgão federal, “Com contrato já vencido quando assumimos, por várias vezes tentamos uma solução amigável com o Aeroclube para a regularização e não obtivemos sucesso, inclusive com cobrança mensal para a devida regularidade, porém, estão inadimplentes“.

A nota também destaca que “a área está sendo utilizada pelo Aeroclube para hangaragem de aeronaves, inclusive com arrecadação financeira, enquanto a Infraero segue sem receber pelo uso do espaço”.

Confira na íntegra a nota da Infraero enviada ao Acontece:

Desde o recebimento da outorga do Aeroporto pela União em 4/9/2024, que antes era gerido pelo Estado, a Infraero, que vem fazendo todos os investimentos necessários para a conformidade regulatória visando as operações e homologação junto aos órgãos competentes, busca a regularização da referida área, assim como ocorreu com todos os concessionários do Aeroporto de Canela, ou seja – Helisul Táxi Aéreo, Revoar Táxi Aéreo, Tri Aviation (PAA) – que já estão regulares tanto contratualmente quanto financeiramente, e o Aeroclube é o único irregular.

É importante destacar que só em 2024, foram investidos mais de R$ 8 milhões em: Recuperação e reforço da pista de pouso e decolagem; Alargamento da pista de pouso e decolagem de 18 para 30m; Instalação de PAPI em ambas as cabeceiras; e Sinalização horizontal da área de movimento de aeronaves. Para o período de 2025 e 2027 estão previstos outros investimentos de mais R$ 14 milhões. A Infraero está deixando a infraestrutura pronta e adequada para a operações com ainda mais segurança, uma vez que prometemos deixar a infraestrutura pronta e adequada para receber os voos de acordo com as normativas legais, estando disponível para as companhias operarem seus voos, de acordo com a estratégia comercial de cada uma delas e dentro da capacidade instalada do terminal(não cabendo essa responsabilidade à Infraero).

Como empresa pública, temos uma necessidade formal que origina de um rigoroso compliance que segue normativos e legislações, que, inclusive, por vezes, são objetos de órgãos de controles.

Com contrato já vencido quando assumimos, por várias vezes tentamos uma solução amigável com o Aeroclube para a regularização e não obtivemos sucesso, inclusive com cobrança mensal para a devida regularidade, porém, estão inadimplentes.

Dada a ausência de pagamentos e considerando que a área está sendo utilizada pelo Aeroclube para hangaragem de aeronaves, inclusive com arrecadação financeira, enquanto a Infraero segue sem receber pelo uso do espaço, mandamos o ofício solicitando a desocupação do espaço, assim como fazemos em todos os aeroportos administrados pela empresa, inclusive com a justiça dando ganho de causa para a Infraero em situações similares.

Por fim, queremos registrar que estamos abertos para conversar e encontrar uma solução para a regularização contratual e financeira do Aeroclube.

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Guilherme
Guilherme
6 meses atrás

A Infrazero, nunca se preocupou com a infraestrutura aeroportuária desse país, por isso tiveram que privatizar vários terminais, por falta de investimentos!!!
Em Canela não vai ser diferente!!! Nenhuma cia aérea vai voar de forma regular um aeródromo sem infraestrutura e a aviação executiva está fugindo de Canela, já que agora para usar a pista e pátio tem que pagar!!! Coisa que não acontecia quando o aeródromo era público e mantido com muito zelo, por anos pelo Aeroclube de Canela o qual agora foi notificado para ser despejado!!!
Isso é um absurdo… Essa empresa pública que sempre serviu apenas como cabide de empregos deve ser extinta!!!!

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