As cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, conhecidas por atraírem milhares de turistas durante o período do Natal Luz, enfrentam novamente um problema recorrente: a falta de água. Nas últimas semanas, as reclamações de moradores e empresários sobre a interrupção e instabilidade no fornecimento se multiplicaram, potencializando os transtornos da alta temporada. Há relatos de empreendimentos gastronômicos e turístiscos fechando as portas por falta de abastecimento nos últimos dias, em Canela.
Os problemas de abastecimento atingem as duas cidades em meio ao pico de visitação turística, período em que a demanda por água aumenta significativamente. A falta de soluções definitivas tem gerado frustração e prejuízos.

Canela: Reparo em tubulação afeta diversos bairros
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quarta-feira (3) que equipes estão trabalhando no reparo de uma tubulação que se rompeu na rua Rodolfo Schiliper, em Canela.
O incidente causou instabilidade ou interrupção no fornecimento de água em diversas áreas, incluindo o Centro e os bairros Santa Marta, Vila Dante, São José, Vila Suíça, Sinoserra, Vila Suzana, Maredial, Santalisio e Vila Luiza. Além disso, os condomínios Pinheiro Grosso I e II, Reserva da Serra, Laje de Pedra e Altos Pinheiros também foram afetados.
A estimativa da companhia é que o sistema de abastecimento comece a ser restabelecido de forma gradativa no decorrer da tarde desta quarta-feira.
Gramado: Obras na adutora causam bloqueio de trânsito
Em Gramado, a Corsan está realizando ajustes em uma adutora (tubulação de grande porte) na rua Emílio Leobet, no cruzamento com as ruas Roraima e Amazonas. O serviço ocorre após um teste de estanqueidade feito na canalização, que visa identificar e consertar possíveis vazamentos.
Para a execução dos trabalhos, o trânsito na rua Emílio Leobet está totalmente bloqueado na manhã desta quarta-feira. A Companhia solicitou aos motoristas que redobrem a atenção e respeitem a sinalização no local. A previsão da Corsan é que a pista seja liberada totalmente a partir do meio-dia, após a conclusão dos serviços.
Apesar dos esforços da Corsan em realizar manutenções e reparos emergenciais, a recorrência da falta d’água durante a alta temporada de Natal continua a ser um desafio para as cidades da Serra Gaúcha, intensificando as reclamações e a busca por soluções mais eficazes e duradouras para o problema de abastecimento.












