Morreu na manhã deste domingo, dia 6 de abril, o empresário gramadense Enoir Zorzanelllo, 75 anos. As causas da morte não foram divulgadas pelos familiares.
Enoir Zorzanello por muitos anos liderou eventos como o Festival de Cinema de Gramado.
Gaúcho, nascido em 1950, formou-se em administração de empresas em 1979, época em que começou a trabalhar com turismo onde comandou a já extinta agência Terra Turismo, e paralelamente iniciou sua história na organização do Festival de Gramado.
Quando deixou o festival, em 1992, criou um evento paralelo, o Gramado Cine Vídeo, voltado para o cinema universitário e o mercado de televisão, que hoje integra e complementa a programação do festival. Em 2001, voltou como coordenador e presidente do Festival de Cinema de Gramado.
Enoir também foi vereador de Gramado, além de candidato a prefeito e vice da cidade.

Enoir era viúvo de Silvia Zorzanello, empresária fundadora da Rossi & Zorzanello – junto com Marta Rossi, e pai de Vinícius Zorzanello (in memoriam) e Eduardo Zorzanello, atual diretor da empresa e de eventos nacionais de Gramado como Festuris Gramado e Conecction Gramado.
O velório ocorre a partir das 15 horas deste domingo na Câmara de Vereadores de Gramado.
Compartilho sentimentos de resiliência e compaixão com familiares e amigos, pela passagem do empresário e político ‘raiz’ de Gramado, Enoir Zorzanello. Durante os 30 anos que dediquei minha vida profissional a divulgação de Gramado, Brasil afora.
Tem um registro histórico que preciso falar; através da Rádio Excelsior, realizei inúmeras transmissões ao vivo de eventos ligados ao turismo, a hotelaria, ao marketing e ao Festival Mundial de Propaganda de Gramado.
Naquele ano, estávamos em Belém do Pará, na ABAV BELÉM 1986, Enoir, então vice-prefeito acompanhava, em cada detalhe, a presença de Gramado no evento e mantinha contatos com importantes membros da imprensa nacional e internacional e com empresários do setor.
Nos concedeu a honra de uma entrevista e, para sua surpresa falou direto com o Prefeito Pedro Henrique Bertolucci, que permaneceu em Gramado e foi aos estúdios da Excelsior e atualizou uma conversa entre ambos com o testemunho dos ouvintes da serra gaúcha..
Embora seja uma lembrança singela, mostra o caráter forte e de liderança de Enoir pelo desenvolvimento do turismo que hoje é a força motriz da economia de Gramado. Siga em paz, com a benção de Deus, para novos desafios, ENOIR ZORZANELLO !