A infraestrutura logística que conectará a Região das Hortênsias ao futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, foi o tema central de uma reunião estratégica no Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. No encontro realizado na última quinta-feira (22), o prefeito de Canela, Gilberto Cezar, reforçou a viabilidade técnica e econômica do município como o principal eixo de acesso ao terminal.
O debate contou com a presença de gestores de Gramado, São Francisco de Paula e Jaquirana, cidades diretamente impactadas pelo projeto de anéis viários que ligará o terminal aeroportuário de Caxias do Sul aos principais destinos turísticos do estado.

Conexão via Saiqui é prioridade
Embora os estudos sobre os anéis rodoviários ainda estejam em fase inicial, o prefeito Gilberto Cezar demonstratrou otimismo quanto ao protagonismo de Canela no traçado. A principal aposta é a utilização da ERS-476, com saída pelo bairro Saiqui.
“Estamos trabalhando para que o caminho mais viável seja por Canela. Sem dúvida, outras ligações existirão, mas essa obra é fundamental para a logística e o turismo. É um projeto que vai impactar a nossa região pelos próximos 20 anos”, destacou o prefeito.
A proposta discutida no Daer prevê a instalação de três anéis rodoviários:
- Primeiro trecho: Ligação direta entre o aeroporto e o eixo Canela/Gramado.
- Segundo trecho: Conexão de Canela/Gramado até Jaquirana.
- Terceiro trecho: Extensão até a Serra do Umbu, via ERS-484.
Horizonte 2029: O futuro do turismo e transporte
O novo aeroporto não é apenas uma alternativa ao Aeroporto Hugo Cantergiani, mas uma peça-chave para o escoamento da produção e a recepção de grandes voos comerciais. Com capacidade estimada para receber 2 milhões de passageiros ao ano até 2050, o terminal deve estar operando plenamente até 2029.
O cronograma de obras segue avançando. No final do ano passado, foi publicado o edital para a primeira fase da construção, que conta com um investimento de R$ 200 milhões do Governo Federal via PAC. Esta etapa abrange a pista, o pátio de aeronaves e a terraplanagem, com abertura de propostas prevista para fevereiro de 2026.






