Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado22°C, trovoada com chuva fraca
Search
Close this search box.
Hotel Vovó Carolina completa 40 anos com legado para o turismo em Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Neste domingo, dia 20 de dezembro, um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais de Gramado comemora 40 anos desde a sua fundação. Trata-se do Hotel Vovó Carolina, localizado na Avenida Borges de Medeiros, e que foi fundado pelo casal Octavio e Ana Rossi.

Hoje, o empreendimento tem a frente um dos filhos do casal João Batista Rossi que, junto com a esposa, Mariah Rossi, comandam também a Pousada Vovó Carolina que completou 24 anos em 2020.

Vovó Carolina foi a mãe de Octavio. Casada com Carlos Rossi, ela e o marido vieram para Gramado, e estabeleceram-se no Morro Agudo, no ano de 1925. Em 30 de maio de 1930 nasceu Octavio Rossi, hoje com 90 anos.

Chegar a 40 anos é um momento histórico para o hotel. Mas, em ano de pandemia, não será possível realizar festa nem comemorações, tudo para preservar a saúde dos fundadores. Um bolo de aniversário já foi preparado e marcará este momento especial. A nora, Mariah, nos envia a foto em primeira mão. Abaixo seu Octavio e dona Ana orgulhosos ao lado do bolo de aniversário.

Octavio e Ana Rossi comemoram 40 anos do Hotel Vovó Carolina. Créditos da foto: Divulgação.

TRABALHO RESUME O PERFIL FAMILIAR

Em uma conversa com João Batista e Mariah, é possível entender os motivos da longevidade do empreendimento. Muito trabalho, dedicação, cuidado com os detalhes e, claro, muito respeito e preocupação para que o perfil de empresa familiar implantado por Octavio e Ana seja mantido da melhor maneira possível. A sucessão familiar já é uma realidade mas, nem por isso, as vontades dos fundadores não são levadas em conta. Muito pelo contrário, seu Octavio é consultado sempre antes das principais decisões.

Provocado a resumir em uma ou duas frases o que representa a história do empreendimento, João Batista resume ainda mais e nos dá uma palavra: “trabalho”.

João Batista e Mariah comandam atualmente o Hotel Vovó Carolina e a Pousada Vovó Carolina. Créditos: Flávio Prestes.

O Hotel Vovó Carolina e a Pousada Vovó Carolina são considerados acolhedores, confortáveis e possuem ótimas avaliações dos hóspedes em diversos sites de viagens. Destaque para o café da manhã, já citado diversas vezes como o melhor de Gramado. E, méritos para dona Ana que é a responsável pelo preparo de cada receita e dos famosos bolos.

COMO TUDO COMEÇOU

Octavio e Ana moravam na Serra Grande e mudaram-se para o Centro de Gramado no final dos anos 50 já casados e com sua primeira filha, Marta Rossi. Em tempos em que as ações comerciais se concentravam na Borges de Medeiros, o primeiro empreendimento da família foi aberto na avenida quando Octavio inaugurou seu Bar com um diferencial para a época: servia almoço.

O local, Bar do Octavio, ficou famoso e atraía os moradores de várias localidades para a famosa “buchada” (dobradinha) principalmente aos sábados quando os colonos vinham do interior almoçar na cidade. A família manteve o empreendimento até meados dos anos 60 quando mudaram-se para próximo ao Hotel Serra Azul, em um prédio antigo de três andares, de madeira. No local Octavio abriu seu restaurante no térreo e ajudava a administrar a pousada/pensão que havia nos andares de cima.

Depois, a família partiu para outro empreendimento, o antigo Café Cacique, onde atualmente está localizado o Cacique Restobar (na própria Borges de Medeiros). Na época, auge da Festa das Hortênsias, o local era a única opção gastronômica do Centro e “bombava” na cidade. Aí, o antigo proprietário, Lauri Casagrande vendeu também para a família Rossi a padaria que ficava nos fundos.

Finalmente, Octavio entrou de sócio em um mercado e padaria localizado também na Borges. Após desmanchar esta sociedade, em 1980, Octavio decidiu abrir o Hotel Vovó Carolina. Em uma conversa com um familiar, Leuclides Preto, ele foi aconselhado a abrir um hotel. E foi o que fez. Surgia então o Hotel Vovó Carolina inicialmente com 10 apartamentos no terreno da família. Confira abaixo, na galeria, fotos históricas e atuais dos empreendimentos.

A SUCESSÃO FAMILIAR EM ANDAMENTO

Anos depois, Octavio comprou um terreno no bairro Planalto e iniciou a construção da Pousada Vovó Carolina. Nesta época, João Batista e Mariah empreendiam em Santa Catarina, na Guarda do Embaú, em uma pousada.

Nesta época morávamos na Guarda e Octavio nos chamou para inaugurar a Pousada Vovó Carolina. Por anos ficávamos aqui no inverno e no verão em Santa Catarina“, conta Mariah.

Finalmente, com o início da reforma da pousada em Gramado o casal vendeu a pousada em SC e veio morar em definitivo para Gramado.

João Batista era engenheiro químico e largou a profissão para se dedicar aos negócios da família e ajudar os pais. “Por anos ajudávamos meu pai. Quando iniciou a pandemia paramos por 80 dias e no retorno meus pais já foram preservados e assumimos o hotel e pousada“, conta João Batista.

Há uns três anos atrás meu pai disse: agora está com vocês! Contigo com a Marta e com a Maristela (outra filha do casal). Mas, tudo que é importante para os negócios a gente conversa com eles, claro“, fala João.

Mas, mesmo com a idade avançada, Octavio e Ana Rossi não aceitam ficar parados. Acostumados e trabalhar diariamente e sempre madrugando, eles sempre dão um jeito de participar das atividades do hotel. Dona Ana, por exemplo, foi “pega” em flagrante recentemente pintando bolachas de natal que são entregues aos hóspedes.

Sobre o perfil familiar e o que levou a esta longevidade nos empreendimentos, João Batista tem na ponta da língua: “Trabalho. Somos assim, meus pais sempre trabalharam muito e nós também“, resume. Ele finaliza lembrando uma das regras do empresário Octavio Rossi: “Para o negócio dar certo é muito fácil: é só gastar menos do que se ganha e só gastar depois de ganhar“.

SUPERAR A PANDEMIA COM FOCO NO FUTURO

Mesmo com a pandemia os funcionários do hotel e da pousada foram mantidos. Hoje a pousada conta com 46 apartamentos, alguns recentemente reformados e o hotel com 19 apartamentos, também remodelados.

Hoje nossos planos, em virtude da pandemia, são não quebrar e não demitir. Temos funcionários com mais de 30 anos de casa. São nossa família também. A maioria com mais de 10 anos. Em uma analogia, o turismo está na UTI. E a única coisa que pode mudar isso é a vacina“, resume o empresário.

E com este perfil, e planos, a família segue mantendo em pé dois dos principais empreendimentos hoteleiros de Gramado e da região: o Hotel Vovó Carolina e a Pousada Vovó Carolina.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade