A Prefeitura de Gramado anunciou agora há pouco que o uso de máscaras em ambientes fechados não é mais obrigatório na cidade a partir da meia noite de hoje, dia 18 de março.
O novo decreto foi assinado hoje às 19 horas e o anúncio feito pelo prefeito Nestor Tissot e pela procuradora do município Mariana Melara Reis. O uso passa a ser facultativo. Ou seja: usa quem quer.
A decisão foi tomada em conjunto com o promotor de Gramado. É facultativo o uso em ambientes abertos e fechados. Hospitais, serviços de saúde, farmácias e transporte coletivo devem seguir com a obrigatoriedade.
O mesmo vale para as escolas. Os alunos gramadenses devem continuar usando a máscara em ambiente escolar, assim como em todo o Estado.
Segundo o prefeito Nestor, não significa que está tudo “100%” pois a China, por exemplo, vive nova onda de contaminação e mortes, decretando o isolamento de milhões de pessoas nesta semana.
O mesmo ocorre na Europa com vários país experimentando um crescimento acentuado no número de novos casos e mortes. É o caso da França.