A passagem de mais duas frentes frias até o final de outubro, junto com corredor de umidade e áreas de instabilidade trarão de volta os temporais pelo Sul do país nos próximos dias. A começar pela quarta-feira, 26, pelo Rio Grande do Sul, com vendaval, queda de granizo e acumulados pontualmente elevados.
O grande destaque é a forte onda de frio que está prevista para o início de novembro para a metade do sul do país. O frio mais intenso será no dia 02 de novembro, com temperaturas que podem ser negativas, em especial na serra e planalto catarinense e na serra gaúcha.
A grande novidade é que pode ter até ocorrência de neve e chuva congelada ao longo do dia 1º de novembro, próxima terça-feira, sobre a serra e planalto catarinense, além da serra gaúcha. Se isso ocorrer, será a primeira vez na história que o fenômeno ocorrerá um mês de novembro no Brasil.
O seguinte cenário esta desenhado: a frente fria passa na região com seu ciclone extratropical na costa da Região Sul, trazendo a umidade constante do mar para o continente, e os fortes correntes de vento, chamadas de jato, serão somadas à entrada de uma forte onda de frio.
Depois disso, nos dias 02 de 03 de novembro deve até gear nas áreas gaúchas e catarinense.
Com informações do Climatempo.