Com mais de 122 milímetros de precipitação de chuva nas últimas 12 horas na Serra Gaúcha, a situação em Gramado e Canela é controlada e não há registros de incidentes maiores ou ocorrências graves.
O Corpo de Bombeiros de Gramado e Canela atendeu algumas ocorrências relacionadas a queda de árvores e pequenos destelhamentos de casas durante a madrugada. Um pequeno destelhamento no Hospital de Caridade de Canela também precisou de atendimento com remoção de pacientes de um quarto, não houve danos estruturais no local.
Não há registro de feridos nas duas cidades. A informação desta manhã é que a maioria das residências das duas cidades está com abastecimento de água e luz normalizados.
Em contato com o Acontece Gramado, o capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado, Pedro Henrique Costa, destacou que desde o início das fortes chuvas, a corporação atendeu um sinistro de trânsito envolvendo carro e caminhão na Várzea Grande, na ERS-115. Não houve vítimas com ferimentos graves.
“Ainda durante a noite e madrugada, foram recebidas ligações de alagamento em residências e pessoas presas em decorrência do acúmulo do nível de água em residências nos bairros Moura e Várzea Grande.Houve ocorrência de movimentação de massa (desmoronamento de terra) sem maiores gravidades, apenas realizados isolamentos dos locais para evitar circulação de pessoas”, destacou o capitão Pedro Henrique.
Além dos Bombeiros em alerta, as equipes das Prefeituras de Gramado e Canela, e a Defesa Civil está de prontidão para atendimentos que sejam necessários.
“Estamos atuando permanentemente com nossas equipes, tanto de Gramado, quanto de Canela, desde o início dos nossos adventos climáticos, em permanente estado de alerta. Estamos prontos para dar resposta mais eficiente e eficaz possível à população, para mitigar os riscos oriundos das fortes chuvas“, finaliza o capitão dos Bombeiros.
Os Bombeiros pedem que a comunidade não se exponha a situações de risco já que a previsão é de bastante chuva para os próximos dias. Cuidados necessários como não transitar em ruas alagadas, não tocar nem se aproximar de fios energizados que possam estar soltos nas vias, entre outras ações preventivas são recomendadas.
Em caso de necessidades, os moradores devem acionar o número 193. O número da Defesa Civil de Gramado é o (54) 99629-6160.
A previsão do tempo para Gramado e Canela é de chuva, com maiores e menores níveis de precipitação, desta terça-feira (dia 30 de abril) e sexta-feira (dia 2 de maio).