Foi uma semana de muitas negociações, conversas, reuniões e bastante argumentação por parte de empresários e autoridades locais junto ao Governo Estadual. As ações culminaram com a reunião entre o governador Eduardo Leite e o prefeito Fedoca em Porto Alegre, na terça-feira, dia 16, quando o prefeito de Gramado apresentou os motivos para que a região saísse o mais rapidamente da classificação de Bandeira Vermelha.
E, os argumentos de Fedoca, além da inauguração de oito novos leitos de UTI no Hospital de Gramado, fizeram efeito. O Governo Eduardo Leite acaba de anunciar que Gramado e Canela não estão mais na Bandeira Vermelha e passam imediatamente para a Bandeira Laranja. A reclassificação passa a valer a já a partir deste sábado, dia 20 de junho, mas os empreendimentos só poderão reabrir a partir de terça-feira, dia 23.
O que muda
Com a saída da Bandeira Vermelha, voltam a ser liberados para o funcionamento restaurantes, hotéis, lojas e indústria em geral, de acordo com as regras de distanciamento, limites de 50% do uso dos espaços e trabalhadores. Em tese, voltam a valer as determinações do penúltimo decreto das Prefeituras de Gramado e Canela antes da classificação para Bandeira Vermelha. Mas é provável que os prefeitos editem novos decretos.
Na próxima semana, o Governo Estadual deve mudar o formato de classificação das bandeiras. Ao invés de sábados, a definição ocorrerá nas sextas-feiras com o anúncio exclusivo aos municípios. Após serem avisadas, as Prefeituras terão dois dias para se pronunciar e tentar argumentar com o Governo. A nova classificação de cada região será anunciada nas segundas-feiras e passará a valer a partir das terças-feiras.
A possibilidade de Gramado e Canela formarem uma microrregião é grande e está na pauta do Governador Eduardo Leite e de sua equipe.
Respostas de 2
Só uma correção, as regras da bandeira laranja passam a valer à partir de terça-feira, 23????
De nada adianta ficar burlando o isolamento social. A bandeira vermelha virá com mais peso e pode até se transformar em preta.