Administração Municipal de Gramado, por meio das suas Secretarias Municipais, em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com o Ministério Público de Gramado, está mobilizada com ações emergenciais e preventivas para o enfrentamento das fortes chuvas que estão atingindo o Estado do Rio Grande do Sul e o município.
As equipes realizam monitoramento constante do nível de chuvas no bairro Três Pinheiros e outros pontos que requerem maior atenção, através da medição do pluviômetro instalado. Também estão sendo avaliadas as condições das árvores em situação de risco nestes locais.
Com o alerta de atenção máxima emitido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que indica previsão de chuva de 200 milímetros até o próximo domingo (5), a Prefeitura de Gramado, em conjunto com os órgãos públicos envolvidos, declarou ‘situação de emergência nas áreas do Município afetadas pelas chuvas intensas’, através do Decreto Municipal Nº 1754, assinado nesta tarde.
O documento já está vigorando e tem validade de 180 dias, permitindo que o município execute uma série de ações como a mobilização de todos os órgãos municipais e voluntários para atuarem sob a coordenação do Gabinete de Crise, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas afetadas. Também estão previstas a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população atingida.
“Estamos trabalhando de forma incansável, desde a madrugada, com o objetivo principal de resguardar a vida das pessoas. A comunidade deve solicitar apoio, sempre que necessário, pelos nossos canais oficiais”, destaca o prefeito Nestor Tissot.
Desocupação no Bairro Três Pinheiros
Devido ao volume acentuado de chuvas e a indicação de que a encosta do bairro Três Pinheiros chegou a sua capacidade máxima de absorção de água, conforme monitoramentos realizados pelo Defesa Civil e pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento, o Ministério Público de Gramado, através do promotor Max Roberto Guazelli, recomendou a evacuação imediata de parte das residências do bairro.
O bairro foi o mais castigado pelos temporais em novembro de 2023, com queda de parte da encosta, desabamento de prédio e remoção de mais de 100 famílias no ano passado.
As vias afetadas e a quantidade de casas que precisarão ser evacuadas estão sendo avaliadas neste momento. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social estão visitando as residências nesta tarde e orientando os moradores.
“Não deixaremos nenhum gramadense desamparado neste momento de crise pelas intempéries climáticas”, afirma o secretário de Assistência Social, Ilton Gomes. “É uma medida preventiva e por um curto período até a volta da normalidade”, complementa Cássio Júnior, coordenador da Defesa Civil.
Os trabalhos do Gabinete de Crise em atendimento ao plano de contingenciamento prosseguem e a Administração Municipal de Gramado solicita muita atenção e cuidados por parte da comunidade. As informações estão sendo constantemente atualizadas nas redes sociais e site da Prefeitura de Gramado.