A Escola Municipal Henrique Bertolucci Sobrinho, localizada no bairro Casagrande, em Gramado, registrou um avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dados recentes divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) indicam que a instituição obteve a maior evolução entre as escolas do Rio Grande do Sul na categoria Anos Finais.

A escola, que atende cerca de 360 alunos da educação infantil ao ensino fundamental, subiu de 4,3 para 6,2 na avaliação do IDEB. O índice considera dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A diretora Jênifer Foss Saul lidera a instituição, e a conquista é atribuída ao trabalho da equipe escolar.
“Temos na rede municipal o Programa Gramado Aprende Mais, que possibilita o acompanhamento de dados reais dos nossos estudantes, onde podemos observar algumas lacunas e disciplinas que precisam ser aprimoradas. Com estes simulados vamos preparando os alunos e as equipes, para atuar onde é mais necessário. Traçamos metas e estratégias para enfrentar as dificuldades e seguir alcançando resultados expressivos”, revela Jênifer.
O prefeito Nestor Tissot e a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, estiveram na escola na manhã de quarta-feira (11), para parabenizar os estudantes, professores e a equipe diretiva. “Ficamos muito felizes e orgulhosos, pois este resultado comprova que nossas políticas públicas na área da educação estão corretas. Temos cerca de seis mil alunos que estão sob nossa responsabilidade diariamente, e esse prêmio valoriza o esforço e a dedicação de todos os profissionais que estão envolvidos neste processo, além da comunidade escolar. Um reconhecimento desta magnitude nos incentiva a seguir investindo ainda mais na educação. Parabéns a todos”, destaca o prefeito Nestor Tissot.
Devido ao resultado, Gramado e a Escola Municipal Henrique Bertolucci Sobrinho serão premiados com o Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola 2025, concedido pela Assembleia Legislativa/RS. A solenidade está agendada para 15 de outubro, às 16h.
A Câmara de Vereadores de Gramado manifestou reconhecimento pelo resultado. O vereador e professor Pedro Lazaretti (Progressistas) comentou sobre o valor da educação. Ele afirmou que a conquista reforça a direção das políticas públicas municipais para a área.