O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou, nesta segunda-feira (2), o repasse de R$ 4,1 milhões à prefeitura de Gramado, para a execução de ações e obras de recuperação de pontos atingidos pelas chuvas e deslizamentos do mês de maio.
Após as fortes chuvas, retiradas de famílias de casas, deslizamentos e áreas interditadas por riscos, a Prefeitura de Gramado havia decretado estado de calamidade pública.
Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, o recurso deve ser liberado em parcela única ao município. Considerando o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução será de 365 dias, contando a partir de hoje. No final dos trabalhos, a prefeitura deverá apresentar um relatório final de contas.
Segundo o secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Germano Junges, a publicação permitirá ao Governo Federal emitir a Ordem Bancária para o pagamento da execução da obra já em andamento do processo de recuperação e da cortina no Bairro Três Pinheiros. Com os valores será possível ao município realizar o pagamento da empresa executora da obra de recuperação no bairro, um dos mais afetados pelas chuvas de maio.