A cultura gaúcha toma conta de Gramado a partir desta sexta-feira, 5 de setembro, com o início da segunda edição do Festival Gaúchos. Durante 25 dias, a cidade será o epicentro de uma celebração que une música, dança, gastronomia e história, com uma programação inteiramente gratuita para moradores e visitantes.

Cleiton Thiele SerraPress.
As atividades ocorrerão em locais icônicos como a Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e o Lago Joaquina Rita Bier.
“A cidade já está vestida de verde, vermelho e amarelo para esperar os visitantes e contagiar o orgulho de ser gaúcho. Temos certeza que esta segunda edição do Festival Gaúchos será um marco para o turismo do Rio Grande do Sul”, afirma Vinícius Garcia, presidente do Instituto RS NASCE e idealizador do evento.
Desde a manhã de sexta-feira, a Rádio Poste embala a Avenida Borges de Medeiros com música regional. No Largo da Borges, a mostra “Memórias Rio-grandenses” exibe indumentárias e artefatos históricos, enquanto na Praça Major Nicoletti, a “Bolanta Histórica” convida o público a conhecer a história do chimarrão, com degustação de erva-mate e água quente diariamente.
Shows e danças tradicionais
A Rua Coberta será o palco principal da música. A abertura oficial dos shows acontece nesta sexta-feira, às 19h, com a apresentação de Os Fagundes, um dos grupos mais reverenciados da música tradicionalista. No sábado (06), a celebração continua com um Tributo à Califórnia da Canção Nativa, a partir das 19h30.
Uma das novidades deste ano é o Baile do Borges, uma apresentação de danças tradicionais gaúchas que acontecerá na Avenida Borges de Medeiros. Com estreia no domingo (07), em duas sessões (11h e 16h), pares de CTGs da região apresentarão coreografias de chimarrita, chamamé e pezinho. Ao final, o público será convidado a participar de um grande “vaneirão” coletivo. O baile ocorrerá em todos os sábados e domingos do festival.
Gastronomia e atividades no Lago
O Lago Joaquina Rita Bier se transforma no Piquete do Lago, um espaço dedicado à gastronomia e ao lazer. Aos sábados e domingos, a partir das 10h, o “Cordeiraço” reunirá assadores e chefs renomados, como Marcelo Sartori (sábado) e Altemir Pessali (domingo), para preparar assados de cordeiro com degustação para o público. O local também terá shows e, às 15h, uma programação especial para a “Piazada”, com contação de histórias e brincadeiras gaúchas.
Complementando a celebração, mais de 30 restaurantes em Gramado e outras oito cidades da região participam do circuito Cozinha Gaúcha, oferecendo pratos exclusivos à base de carne de cordeiro em seus cardápios durante todo o festival. A programação completa está disponível em www.festivalgauchos.com.br.
















