Teatro Elisabeth Rosenfeld em Gramado é reaberto em espaço totalmente reformado e moderno

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

As cortinas de um dos principais espaços públicos e culturais de Gramado voltam a abrir à comunidade. Após reforma e revitalização completa, o Teatro Elisabeth Rosenfeld foi reinaugurado na tarde desta quinta-feira, dia 19, em um evento que mostrou as mudanças e novas instalações em primeira mão para autoridades, imprensa e representantes de entidades locais.

Placa comemorativa foi descerrada pelos vereadores. Créditos: Divulgação.

O novo palco para a comunidade proporciona mais conforto e segurança. Todos os ambientes internos receberam pintura nova, os camarins agora contam com mobiliários sob medida, inclusive, preservando os quadros com imagens e dizeres de Elisabeth Rosenfeld. E a parte elétrica, que se encontrava precária, foi totalmente refeita. O palco também ganhou um novo visual com parede branca que possibilita projeções, além das novas cortinas.

O processo licitatório iniciou ainda em 2023, na gestão do então vereador e presidente, Celso Fioreze (PSDB). Na gestão de 2024 teve continuidade com a presidência do vereador Cícero Altreiter (MDB). A obra teve um investimento total de R$ R$ 566.517,27 e foi toda custeada com recursos próprios do Legislativo. O Teatro terá capacidade para atender 259 lugares fixos e pode ampliar este número para até 264 poltronas em virtude dos assentos avulsos.  

Celebramos não apenas a reabertura de um espaço físico, mas a renovação de um compromisso com a cultura e com o segmento de eventos da nossa cidade“, disse o presidente da Casa, Cícero Altreiter. Também fizeram o uso da palavra na cerimônia o ex-vereador Celso e a diretora da Câmara, Tânia Moraes, que coordenou toda a obra, desde o início dos processos licitatórios.

Teatro foi reformulados e recebeu melhorias. Créditos: Divulgação.

Inaugurando oficialmente o novo palco, o estudante Eduan Bernardes Pereira Ramos, que foi vereador jovem da Escola do Legislativo em 2022, realizou uma apresentação musical com seu violino. Ao fim do protocolo, os vereadores realizaram o momento de descerramento da placa comemorativa de reinauguração.

Acessibilidade – A acessibilidade foi uma preocupação constante na obra. Com a reforma, foi deixado espaço para a instalação de uma plataforma elevatória para cadeirantes, no acesso lateral da entrada do Teatro. Assentos também estão reservados na plateia para pessoas em cadeiras de rodas; além de espaço sinalizado.

Uso consciente dos recursos – A sustentabilidade foi outro fator importante em cada etapa. A Câmara de Vereadores se preocupou com a reutilização dos recursos, tanto dos materiais, quanto dos valores públicos. Um exemplo de reutilização de material é o reúso da madeira nobre de ipê que estava na escada lateral de acesso ao teatro, que foi mantida. Já as madeiras que precisaram ser retiradas para ceder espaço para a plataforma elevatória foram reutilizadas em um belo painel decorativo, que conta com a assinatura original de Elisabeth Rosenfeld, valorizando ainda mais seu nome, sua história e o seu legado.

Para garantir o uso consciente dos recursos públicos, optou-se em manter as poltronas, o estofamento e o carpete atual, que passaram por uma higienização completa.

TV Câmara e Sala de Imprensa – O Teatro Elisabeth Rosenfeld vai contar, ainda, com uma compacta Sala de Imprensa. É um espaço físico dedicado para a produção de conteúdo em um cenário todo em vidro. Também pode ser utilizada para maior conforto de pessoas com o transtorno do espectro autista.
O espaço de rádio e TV da Câmara de Vereadores, localizado no segundo andar do prédio, também está todo repaginado. A TV Câmara, produto lançado pela Casa em 2021, ganha nova decoração e dois cenários diferentes: um em formato de podcast e outro com poltronas voltadas a entrevistas e fundo em chroma key, possibilitando mais versatilidade no formato das gravações.

Ações no ano de 2024

O presidente da Câmara, Cícero Altreiter, abordou as principais ações desenvolvidas em sua gestão ao longo do ano. Ele mencionou o ano eleitoral como um período atípico, tendo em vista as limitações impostas pelas regras eleitorais, mas ressaltou que a conclusão do teatro encerra, com chave de ouro, os feitos da atual legislatura, que iniciou com reformas administrativas significativas ainda em 2021, com a administração do vereador Professor Daniel (PSDB), atual vice-presidente da Casa.

Na sequência, enfatizou o trabalho do vereador Renan Sartori (MDB), que comandou as tratativas para aprovação do Plano Diretor e iniciou mudanças sustentáveis importantes na sede do Legislativo, como a implantação de energia solar e cisternas. Pontuou, também o trabalho do então vereador Celso Fioreze, que teve a coragem de dar início aos trâmites de reforma do teatro.

Confira algumas melhorias deste ano:
– Reforma elétrica na sede do legislativo e início da reforma estrutural e elétrica do Teatro Elisabeth Rosenfeld;
– Colocação de holofotes de iluminação colorida na fachada;
– Nove exposições de arte na Galeria Maria Helena Drecksler de Oliveira;
– Semana Internacional das Mulheres, com participação da ex-deputada Marisa Formolo; TV Câmara Especial com mulheres vereadoras do município, sendo elas: Iria Souza Pinto, Manoela da Costa Moschem, Rosi Ecker Schmitt e Margarete Tibes; Café da manhã com servidoras;
– Ação de distribuição da Ecobag no Vita Boulevard;
– Evento na Semana da Conscientização sobre Autismo com palestra especial sobre o “Tratamento de pessoas com TEA pelo SUS”, com o psicólogo Kalil Maihub;
– Gabinete Móvel no bairro Três Pinheiros, na Escola Pedro Zucollotto;
– Curso Vedações Eleitorais com Uvergs;
– Eleição vereadores jovens com 84 inscritos;
– Café da Manhã do Dia do Trabalhador com sorteio de entrada para parques temáticos para servidores;
– Envolvimento de todos os vereadores e servidores voluntários em prol das vítimas das enchentes como: ajuda na limpeza de residências, confecção de marmitas, doações, transporte…
– Articulação junto ao Executivo e Conselho do Cine Embaixador para uma melhor alternativa referente ao projeto 100/2023, que prevê uma Sociedade Mista sobre o equipamento;
– Homenagens Semana Legislativa;
– Homenagens Mulher Cidadã;
– Sessão descentralizada no CTG Manotaço;
– Premiação Concurso Professor Destaque com 36 projetos inscritos;
– Homenagens aos vereadores da Legislatura Provisória, de fevereiro de 1955, por meio dos familiares, em comemoração aos 70 anos da emancipação política de Gramado;
– Reinauguração do Teatro Elisabeth Rosenfeld após reformas.

Ao todo, foram protocolados na Câmara de Vereadores de Gramado (até 18/12/24) 36 Projetos de Lei do Legislativo (PLL), 65 Projetos de Lei Ordinária (PLO), quatro Projetos de Lei Complementar (PLC), quatro emendas e 12 Projetos de Resolução (PRE). Os parlamentares apresentaram, ainda, 47 pedidos de informação, 97 pedidos de providências e 49 indicações.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade