A chuva prevista para esta semana atingiu a Serra no final da tarde da segunda-feira (8), causando destelhamentos, queda de árvores e alagamentos em vários Municípios da região.

Flores da Cunha é a cidade mais afetada
O Município de Flores da Cunha foi um dos mais atingidos. Conforme o Prefeito César Ulian, as localidades de Otávio Rocha, Travessão do Carvalho e, principalmente, Travessão Alfredo Chaves, foram as mais afetadas pela força da chuva e do vento.
Na localidade de Travessão Alfredo Chaves, a situação é mais grave. O balanço parcial indica que:
- A igreja e o salão da comunidade foram destelhados.
- Pelo menos 15 casas tiveram os telhados danificados.
- Uma vinícola sofreu grandes estragos, tendo parte de sua estrutura e pipas de inox tombadas pelo vento.
- Parreirais e estufas também foram danificados.
As equipes do Corpo de Bombeiros atendem a destelhamento de casas e tentam desobstruir ruas no interior. Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros contabilizam os estragos, e a orientação é que condutores tomem cuidado ao trafegar pelas estradas do interior devido à presença de cabos de energia e árvores na pista.
Outros municípios com danos
- Caxias do Sul: As equipes do Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil atendem a alagamentos em casas na rua Pedro Girardi, no bairro Reolon, e destelhamentos nos bairros Cidade Industrial e São José.
- Antônio Prado: No bairro Aparecida, uma casa registrou perda total do telhado e outras duas tiveram danos parciais. O Corpo de Bombeiros esteve no local, distribuindo lonas aos moradores.
- Farroupilha: Os bombeiros atenderam a um destelhamento na Linha 47, no interior da cidade. Os moradores tiveram que deixar a residência e buscar abrigo na casa de familiares.
Na RS-122, entre Caxias do Sul e Farroupilha, um galpão ficou destelhado atrás da sede da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
🚧nterdição na RS-122 cancelada
Em decorrência da instabilidade climática, a concessionária CSG cancelou a interdição na ponte sobre o Arroio Tega, na RS-122, que estava programada para esta terça-feira (9). A CSG informou que os trabalhos para o lançamento das demais vigas da nova ponte serão retomados conforme houver melhora nas condições do tempo.
Previsão de ciclone extratropical
A região e o Estado têm previsão de serem atingidos por um ciclone extratropical nesta semana. Há chance de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
















