O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, já trabalha para buscar uma saída às restrições impostas a Gramado e região com a mudança da bandeira laranja para bandeira vermelha.
Sobre a reclassificação da Região da Serra (o que inclui Gramado), de bandeira Laranja para bandeira Vermelha, dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, o prefeito Fedoca Bertolucci lamenta a decisão da Secretaria Estadual da Saúde. Ele entende que o município não pode ser penalizado por uma situação regional, para a qual não tem contribuído.
“Lamentamos e não consideramos justa esta classificação já que Gramado não contribuiu para isso. Pelo contrário, estamos tomando todas as medidas necessárias para o controle da pandemia. Infelizmente a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas que estamos adotando foi revogada pela nova norma do Estado”, afirmou Fedoca.
O prefeito informou que pretende manter contato com o governador do Estado para que Gramado seja mantida na bandeira laranja, de acordo com as ações e indicadores de que vem registrando desde o início da pandemia.
O Gabinete de Crise, liderado pelo secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Anderson Boeira, deve se reunir neste domingo para analisar a repercussão do decreto no município e as ações que devem ser implementadas.