O atendimento no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, encontra-se normalizado nesta terça-feira (28), após um dia de intensa lotação e longas filas. Pacientes que procuraram a instituição na segunda-feira (27) relataram frustração com a demora e problemas no atendimento.
Segundo apurou a reportagem, um dos gestores do hospital destacou que a situação se normalizou de ontem para hoje. A movimentação atípica de segunda-feira foi atribuída a dois fatores principais: o alto fluxo turístico na cidade e a procura elevada gerada pelo fechamento dos postos de saúde.

A informação sobre as UBSs confere com o comunicado da Secretaria de Saúde de Gramado, que informou que nos dias 27 e 28 (segunda e terça), os postos de saúde estariam fechados, sem consultas, vacinação ou retirada de medicamentos nas unidades básicas.
CAIS segue como alternativa para desafogar
Mesmo com a situação normalizada no hospital, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que a população procure o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS) para casos de menor complexidade.
O CAIS, localizado ao lado do “Postão” de Saúde (Centro Municipal de Saúde), funciona como uma retaguarda para o hospital.
Segundo apurou a reportagem, “A unidade lida com as situações agudas do dia-a-dia e é preparada para prestar o primeiro atendimento em situações de urgência. Emergências, ou seja, eventos com risco de morte iminente são atendidas no hospital. Consultas para casos crônicos e eletivos (solicitações de exames, encaminhamentos, renovação de receitas) devem ser agendadas nas Unidades Básicas de Saúde.”
SERVIÇO: Atendimento no CAIS
- O que é: Centro de Atendimento Integrado à Saúde, focado em urgências e casos agudos de menor complexidade.
- Horário: Diariamente, das 8h às 20h.
- Localização: Rua Ernesto Volk, 300, Centro (no prédio do Centro Municipal de Saúde).













